Skip to content
Viajar expoande horizontes e alimenta o espírito

Vantagens e desvantagens de fazer um cruzeiro

Design Dolce sob imagem por Elijah Lovkoff's Images em Canva

Faça um cruzeiro ao menos uma vez para saber como é

Como eu havia dito no meu último texto de 6 de fevereiro (“Minhas primeiras viagens e o que aprendi”), minha primeira viagem foi em um cruzeiro que passou por alguns locais dentro do Brasil. Depois daquela viagem, eu fiz outros cruzeiros. O mais recente foi ano passado, que passou por Buenos Aires e Montevidéu. 

Fazer um cruzeiro é uma experiência incrível e cheia de diversão! Estar a bordo de um navio enorme, navegando pelas águas tranquilas, é uma sensação única. Durante o dia, há tantas atividades: desde shows e festas até esportes e aulas de culinária.

As opções de lazer são infinitas, e você nunca fica entediado. E quando o navio atraca em um novo destino, a aventura continua com novas paisagens e culturas para explorar. Por ter diversas atividades, é um passeio ideal para fazer se você estiver com crianças. Porém, como nada é perfeito, fazer um cruzeiro também tem suas desvantagens, como por exemplo: a limitação de exploração – Embora você possa visitar vários lugares, a estadia em cada porto é geralmente curta, o que pode limitar a profundidade da experiência no destino.

Design Dolce sob imagem por Diego F. Parra em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

A superlotação também é um problema já que alguns navios podem estar extremamente lotados, o que pode diminuir a sensação de privacidade e conforto, especialmente nas áreas comuns. A falta de flexibilidade também pode ser um defeito, uma vez que o itinerário é fixo, o que significa que você tem pouco controle sobre o tempo em cada destino e não pode alterar os planos de última hora. E claro, também tem as vantagens (que são muitas) – por exemplo: o fato de ser tudo incluso, muitos pacotes de cruzeiro oferecem tudo incluso, como refeições, bebidas, e entretenimento, facilitando o planejamento e o controle de gastos.

A comodidade, uma vez que o navio oferece uma gama de serviços e comodidades, como alimentação 24 horas, entretenimento, e atividades, tudo ao alcance da mão e a variedade de destinos – Um cruzeiro permite visitar vários destinos em uma única viagem, sem a necessidade de embarcar em diferentes meios de transporte.

Design Dolce sob imagem por Welcomia em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Independentemente das vantagens e desvantagens que um cruzeiro pode oferecer, o segredo está em equilibrar esses aspectos para aproveitar ao máximo a experiência. Claro, nem tudo será perfeito: o preço pode ser um pouco alto e, em alguns momentos, o navio pode parecer lotado, mas isso não diminui a grandiosidade da viagem. Cada porto visitado, cada paisagem nova, a sensação de estar em alto-mar e a oportunidade de viver momentos únicos a bordo fazem tudo valer a pena.

O cruzeiro não é apenas sobre o destino final, mas sobre a jornada em si – a chance de conhecer novas culturas, fazer amizades e criar memórias inesquecíveis. Ao focar na experiência como um todo, com tudo que ela tem a oferecer, o cruzeiro se transforma em uma viagem realmente incrível e cheia de significado.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Grazziela Bertoni é paulista, bacharel em Direito, ariana e gerente de mídias sociais na AB Tours

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

A arte de escolher quem caminha com você

Valorizar mais os silêncios confortáveis do que as conversas forçadas

O ano não muda apenas quando o calendário vira

O ano muda também quando nós mudamos o nível de decisão

Quando a Inteligência Artificial precisa se explicar

Por que decisões automáticas já não podem ser aceitas sem transparência?

Filhos meus, um futuro melhor

Flores que não deveriam murchar: um apelo contra a exploração infantil

Reforma Tributária em foco

Com a chegada de 2026, é fundamental que empresários e empreendedores estejam preparados para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária

E esse frio inesperado?

Eu como uma grande fã de caldos e sopas, já me preparo para esse momento

O diário secreto de Miss Marple

Aquelas anotações noturnas foram meu primeiro ensaio de investigação – mas não de crimes, e sim de mim mesma

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções