Skip to content

Escrita à mão está desaparecendo e isso pode prejudicar os estudantes

Imagem em Freepik

Estudos indicam que a escrita à mão influência no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem; especialista alerta para os desafios da substituição completa pelo digital

A digitalização da educação tem transformado a forma como os estudantes aprendem e interagem com o conhecimento. No entanto, a substituição gradual da escrita manual pelo uso exclusivo de dispositivos eletrônicos levanta questionamentos sobre os impactos desse fenômeno no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de aprendizado dos alunos.

Um estudo da Universidade de Stavanger, na Noruega, revelou que, após apenas um ano focando exclusivamente na escrita digital, 40% dos alunos perderam a fluência na caligrafia. Os jovens que participaram da pesquisa apresentaram uma escrita pouco legível, relataram desconforto físico ao escrever no papel e se cansam mais rapidamente. Além disso, embora a Geração Z demonstra maior habilidade de síntese em comparação com gerações anteriores, muitos enfrentam dificuldades para se expressar de forma clara e estruturada.

Imagem de pressfoto em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Luiz Felipe Araújo, diretor geral da Escola Vereda, destaca que a escrita manual vai além do simples registro de informações. “Estudos apontam que escrever à mão ativa áreas do cérebro ligadas à memória e ao processamento da linguagem, ajudando na compreensão e retenção do conteúdo. Ao perder esse contato, os estudantes podem ter mais dificuldade em organizar ideias e desenvolver o pensamento crítico”.

Com o avanço da digitalização, o desafio das escolas é encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a preservação das habilidades manuais. A solução pode estar na adoção de um modelo híbrido, que valorize ambas as formas de escrita de acordo com o contexto e a necessidade do aluno. Na Escola Vereda, que adota uma abordagem inovadora no ensino integral, a escrita manual continua sendo valorizada, mesmo com a presença da tecnologia em sala de aula. 

A tecnologia deve ser uma aliada, não uma substituta completa. Buscamos um equilíbrio, utilizando ferramentas digitais para ampliar o aprendizado, mas sem deixar de lado o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas proporcionadas pela escrita manual”, explica Luiz. “Nosso objetivo é preparar os alunos para um mundo altamente digitalizado, mas sem renunciar aos benefícios comprovados da escrita manual. O aprendizado eficaz passa por um equilíbrio entre essas duas realidades”, complementa.

Imagem em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os desafios da substituição total da escrita manual

A neurociência tem demonstrado que escrever à mão estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação motora, memória e criatividade. Quando os estudantes escrevem no papel, eles tendem a processar a informação de maneira mais profunda, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Por outro lado, a digitação, apesar de mais rápida, pode resultar em um aprendizado menos eficiente, uma vez que exige menos elaboração mental.

O ato de escrever à mão nos obriga a refletir e sintetizar as informações de forma mais estruturada, o que é essencial para o aprendizado de longo prazo. Em contrapartida, a digitação tende a ser mais mecânica, e os alunos podem acabar apenas transcrevendo conteúdo sem necessariamente compreendê-lo”, conclui Luiz Felipe.

Luiz Felipe Araújo, diretor geral da Escola Vereda

A Escola Vereda é uma instituição de ensino integral que se destaca por oferecer um pacote completo e acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Com um investimento de pouco mais de mil reais por mês, os estudantes têm acesso a oito horas de convívio diário na escola, material didático de excelência, alimentação, cinco aulas de inglês por semana e curso de programação, sem cobranças extras ao longo do ano. Sua metodologia incentiva os alunos a aplicarem o conhecimento em situações reais, promovendo o interesse pelo aprendizado e permitindo que os estudantes utilizem o conteúdo aprendido na escola ao longo de toda a sua vida. A instituição também prioriza a qualidade da alimentação dos estudantes, garantindo segurança alimentar e nutrição. Com uma proposta educacional completa e inovadora, a Escola Vereda se destaca como referência na formação de alunos, preparando-os para os desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas.

@escolavereda

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Don’t khomi my afro hair

O simples fato de o cabelo estar ali exposto não significa que se pode, por vontade própria e sem permissão, tocar

A mutilação física, mental e emocional alimenta a dominação dos corpos femininos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), somente em 2025, mais de quatro milhões de mulheres estão enfrentando o risco de serem submetidas à mutilação genital

Jornadas que transformam destinos

Seis vozes contam histórias que se entrelaçam para mostrar que ninguém atravessa a vida sem feridas, e é delas que nasce a força transformadora

O melhor fica para o final

Que tal fazermos uma seleção de receitas para você fazer no seu fim de ano?

Tatibitate

Alguns comportamentos da sociedade acabam por eliminar o período entre a infância e a velhice

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

aurora-ana-kekligian-01.12.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções