Skip to content
Designer e arquiteto de interiores

Mármore: uma pedra boa no seu caminho!

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

O mármore, símbolo de luxo e sofisticação desde a Antiguidade, ganha novas aplicações e tecnologias no design contemporâneo

O Carnaval passou e, com ele, parece que o ano finalmente começou. E começa cheio de novidades no universo da decoração. Eventos e feiras movimentam o setor, trazendo tendências e revelando mudanças de comportamento que se atualizam dia após dia para proporcionar mais conforto e bem-estar em nossos lares.

Recentemente, estive na Marmo+Mac, uma feira voltada para empresas de marmoraria e profissionais de arquitetura e interiores. Lá, pude conferir uma variedade impressionante de rochas naturais — muitas delas desconhecidas do grande público — e suas aplicações em diferentes segmentos da decoração. São cores, texturas e padrões que parecem ultrapassar a realidade, frutos da própria natureza ao longo dos séculos.

Embora esses acabamentos possam parecer menos acessíveis à primeira vista, o investimento vale cada centavo quando vemos o resultado final. O mármore, com seus veios e tonalidades únicas, é fruto da transformação do calcário sob intensa pressão e temperatura. Utilizado desde a Antiguidade, tornou-se símbolo de luxo e sofisticação, presente em palácios, esculturas e templos. Cada peça carrega uma história, capturando a essência do tempo e revelando a beleza intrínseca do nosso planeta. Além da estética deslumbrante, o mármore é extremamente durável — uma escolha certeira para quem busca elegância e resistência em arquitetura e design de interiores.

Entre os expositores, vi aplicações surpreendentes: pequenos pedaços usados em paredes de áreas molhadas, relevos esculpidos diretamente na pedra com tecnologia de alta performance — recurso ainda dominado por poucas marmorarias. Essa inovação permite criar desenhos exclusivos, tornando cada projeto único. Hoje, o mármore não se limita a pisos ou paredes; pode ser integrado em ambientes internos e externos, em peças que se tornam verdadeiras obras de arte.

Um dos destaques foi o Grupo Corcovado Brasigran, mineradora que produz rochas naturais e desenvolve projetos de arquitetura e design. São mais de 40 tipos de rochas brasileiras, muito valorizadas no mercado europeu e americano. Nos Estados Unidos, por exemplo, clientes fazem questão de dizer: “Esta pedra veio do Brasil” — prova da qualidade e prestígio que temos lá fora.

Durante a visita, também tive uma verdadeira aula com a equipe da WM Mármores, onde o CEO Bruno Martins explicou as características de cada rocha, enriquecendo ainda mais minha experiência.

Hoje compartilho apenas um pouco desse universo fascinante que a natureza nos oferece. O mármore, com sua diversidade e versatilidade, continua sendo protagonista no mundo da arquitetura e da decoração — e promete transformar nossos espaços em ambientes de beleza atemporal.

See You Soon!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”. Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Viajar é mais do que somente embarcar

Viajar é muito bom, mas realizá-la de qualquer jeito é a pior escolha que você pode fazer

O guarda-roupa da mulher inteligente e versátil

Menos excesso, mais estratégia, elegância e identidade

Um novo irmãozinho a caminho

Como preparar o coração do seu filho

A voz que conquista palcos e telas

A trajetória de sucesso de Anna Clara

7 sinais de que o que você chama de amor pode ser dependência emocional

Muitos comportamentos emocionalmente desgastantes acabam sendo normalizados dentro das relações sem que as pessoas percebam o impacto disso na autoestima, nos vínculos e na própria identidade emocional

A história do sexo: tabus, liberdade e tudo que mudou

Crenças, mitos, tabus ou traumas podem acarretar sérias dificuldades tanto a mulheres como para os homens

A engenharia do propósito de vida

Quando trabalho, lazer e vida se tornam uma só obra

Networking não é sorte, é estratégia

Os melhores profissionais não chegam a um encontro pensando apenas em vender; eles chegam preparados para conhecer pessoas

A fraqueza da minha Síndrome de Estocolmo

Quantos vivem em relações tóxicas e abusivas e, ainda assim, encontram justificativas para permanecer nelas?

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções