Reciclar é urgente!

Eleine Bélaváry

Os dados mais recentes sobre a produção de lixo no Brasil mostram que o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSUs), segundo o ‘Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019’ da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Apesar de 92% (72,7 milhões) terem sido coletados, 6,3 milhões de toneladas de resíduos não foram recolhidas junto aos locais de geração.

Os números reforçam que, passados dez anos da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em agosto de 2010, o Brasil avançou muito pouco nessa agenda. Com um gasto médio mensal de R$10,15 por brasileiro, hoje o país ainda apresenta números nada animadores quando vemos que em 73,1% dos municípios há iniciativas de coleta seletiva, porém, os RSUs (resíduos sólidos urbanos) de 53% destes vão parar em aterro controlado ou em um dos 3.001 lixões ainda existentes no país, algo inacreditável. No Estado de São Paulo, 66% dos municípios realizam coleta seletiva, porém com um índice muito baixo de reciclagem, entre 2% e 3%.

Em 2007, motivada pelo panorama nacional e o significativo contraste social existente no luxuoso bairro do Morumbi, a liderança do braço social da Associação Brasileira de Franchising lançou um movimento de educação ambiental que por 3 anos mobilizou condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais, escolas, empresas e shopping centers desta região. O ‘Movimento Recicla Morumbi’, que contou com o importante apoio da revista Dolce Morumbi, do Shopping Jardim Sul, várias empresas e redes de franquia, tornou-se um exemplo para os demais bairros paulistanos no contexto da coleta seletiva e da reciclagem, gerando trabalho e renda e melhor qualidade de vida para várias famílias da Cooperativa da Capela do Socorro, na ocasião, a central de triagem mais próxima.

Dez anos depois, a mesma liderança do ‘Recicla Morumbi’, juntamente com especialistas em gestão de resíduos do Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável, decidiram desenhar um movimento ainda maior – o ‘SustentaMundoBR’ – com o objetivo de contribuir para a evolução dos índices de reciclagem no Brasil através de ações educativas e de conscientização voltadas à destinação adequada dos recicláveis, seguindo os princípios da Economia Circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Assim, em setembro de 2020, com o apoio da escola canadense bilíngue Maple Bear JP, a edição Paraíba do ‘SustentaMundoBR’ foi lançada nos municípios de Cabedelo e João Pessoa, para contribuir na otimização dos processos de coleta seletiva e destinação dos materiais pelos condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais da região. Após um minucioso diagnóstico, verificou-se que havia ali uma grande oportunidade para o programa de educação e conscientização ambiental, uma vez que a prática de separar os resíduos pela população encontrava-se incipiente.

Após 4 meses da implantação, o programa conta com a participação de 1 pousada e 8 condomínios residenciais – totalizando perto de 600 unidades – que aos poucos têm adotado essa prática como hábito sustentável no dia a dia. O volume total de 1.294 quilos de recicláveis que a cooperativa local coletava mensalmente, antes da chegada do programa na cidade, já cresceu 110%. Isto significa que o faturamento da associação cresceu na mesma proporção, que por sua vez incrementou a renda mensal dos cooperados, levando mais qualidade de vida às suas famílias. São Paulo e Rio de Janeiro são os próximos destinos do SustentaMundoBR.

O conceito ‘Sobrecarga da Terra’ (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto britânico de pesquisas New Economics Foundation. É o dia do ano em que nós passamos a demandar mais recursos naturais e serviços ecossistêmicos do que a Terra é capaz de regenerar em 365 dias. Hoje precisamos de 1,6 planeta para suprir toda a nossa demanda de consumo. É como se a Terra estivesse no “cheque especial” e precisasse acionar a “reserva” planetária que seria destinada à população futura para suprir a demanda atual. Estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Em 2020, Overshoot Day ocorreu em 22 de agosto, três semanas depois que em 2019, e este feliz ‘atraso’ foi justamente por conta da crise do coronavírus que mostrou ser possível diminuir nossa demanda por recursos naturais e impedir que o planeta entre no “cheque especial”. Ainda não sabemos quando sairemos definitivamente desta pandemia, mas precisamos aprender com ela e respeitar cada vez mais os limites do nosso planeta, que é um só. Para preservá-lo, é urgente que a humanidade adote um estilo de vida mais sustentável introduzindo hábitos importantes, como a prática da coleta seletiva, algo tão simples de incorporar em nossa vida diária.

Veja como é fácil. Os resíduos orgânicos – restos de comida, frutas e verduras e hortaliças – devem ser descartados no lixo comum. Os resíduos sólidos como as embalagens de alumínio, metal; embalagens plásticas; vidro e papéis em geral, os quais têm grande valor econômico, devem ser separados e encaminhados para a reciclagem. E para não atrair vetores e evitar acidentes, enxágue ou limpe minimamente essas embalagens. Mas não misture os recicláveis com resíduos como papel higiênico, guardanapos, fraldas e outros descartáveis contaminados; latas de tinta, verniz, e outros abrasivos; seringas e máscaras. É isso!!!

É nossa responsabilidade pensar nas próximas gerações e começar a agir imediatamente, com consciência e sabedoria. Então mãos à obra e vamos lá cooperar com o nosso planeta!

Eleine Bélaváry é moradora do Morumbi, bióloga e Sócia proprietária da Connexion Negócios Sustentáveis

Volta às aulas - Anglo Morumbi

A alegria voltou juntamente com os nossos alunos de forma híbrida. Estamos felizes e com muita esperança de que este ano será diferente e muito especial. Estamos atentos e seguindo todos os protocolos de saúde para que tudo seja feito com muito cuidado e segurança.
Bem-vindos!

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta