Por Priscila Gengo
Sabemos que a pandemia alterou a rotina de todos nós. Com as escolas e estudantes não foi diferente. No entanto, muitas escolas puderam tirar grandes aprendizados desse período cheio de desafios.
No Colégio Anglo Morumbi, o processo de transformação digital antecedeu a pandemia. Como educadores, nosso desafio sempre foi fazer com que os alunos encontrassem propósito em suas jornadas, e, para isso, a proposta pedagógica da escola sempre enfatizou a importância de nossos alunos incluírem nesta jornada a busca pelo conhecimento, olhando para o futuro em que as tecnologias maximizam a cooperação, o compartilhamento, a autonomia e o protagonismo do aluno. Sendo assim, toda a nossa equipe de colaboradores e professores vem passando por constantes formações teóricas e práticas, com a intenção de aprimorar as nossas aulas, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem.
A neurociência aponta que as pessoas aprendem de forma diferente e que uma pedagogia mais ativa ou personalizada leva o aluno a uma aprendizagem mais significativa, uma vez que alunos engajados passam a ser protagonistas do seu aprendizado.
A grande vantagem do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aliadas às metodologias ativas é a possibilidade de transformar a maneira tradicional de ensinar. Como meu aluno aprende melhor? Como as tecnologias podem auxiliar nesse processo? Poderia a tecnologia ser uma mola propulsora? Como aliar tecnologia às competências e habilidades essenciais para este século?
Com o anúncio do governo do retorno das crianças às aulas presenciais em agosto de 2021, nada voltará a ser como antes! Essa é a única certeza que temos! A Educação avançou e todos os aprendizados construídos nesses meses de pandemia que parecem intermináveis nos permitem explorar e construir o futuro que demandará que os nossos alunos estejam preparados sobretudo para as mudanças de cenário e para serem adaptáveis e resilientes. Além disso, os professores ampliaram seus olhares e não tiveram medo de errar, testaram novas estratégias e metodologias que certamente farão parte do seu planejamento. Empatia, criatividade, conectividade, pluralidade e personalização são palavras e atitudes que certamente farão da educação um lugar que reconhece a importância da inovação e da tecnologia, mas valoriza a retomada do humanismo, do afeto, que não pode se perder jamais.
Que venha o 2º semestre cheio de novidades e aprendizado para as nossas crianças e adolescentes!
Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi.
Priscila Gengo é Diretora Pedagógica no Colégio Anglo Morumbi
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!