Minha irmã e eu na Meca, Sephora: eu, no departamento das maquiagens e skincare e ela perdendo-se entre os perfumes.
Fui arrastada tantas vezes para snifar, cheirar papeizinhos, sentir na pele borrifadas e mais borrifadas dos mais diferentes aromas, que acabei por me interessar pelos vidrinhos que a fascinam tanto.
Após uma pequena aula cedida gentilmente pela mana perdigueira, percebi que não era o suficiente pois, bonitas, os desejados frascos vão muito além de misturar algumas flores com pedaços de madeira e rodelas de limão!
Portanto, se você é uma bonita perfumeira vai adorar o que vem a seguir. Sem mais delongas, aos aromas!
A estrutura que organiza as diferentes notas de um perfume chama-se pirâmide-olfativa.
Adorei saber sobre as notas, vamos lá:
- Notas de topo (ou cabeça) são as da primeira borrifada, leves e voláteis, como cítricos e ervas;
- Notas de coração (corpo) são a essência do perfume e aparecem após a evaporação das notas de topo, são mais consistentes e podem incluir flores e especiarias;
- Notas de fundo (base) são densas e duradouras, como madeiras, musk e baunilha.

Vale lembrar que as notas olfativas dos perfumes despertam sensações diferentes nas pessoas; uns podem lembrar do campo e sentir um prazer imenso nessa sensação, já para outros, o campo remete a algo desagradável, como aquele carrapato colossal que grudou no pé! O fato é que os receptores olfativos do nariz enviam sinais ao cérebro e esse processo pode ser ótimo para uns e não tão prazeroso para outros.
Pode-se dizer que as essências estão intrinsecamente ligadas às nossas experiências e as fragrâncias, portanto, existem para serem sentidas e exaltarem o imaginário.
Todo esse universo de aromas espetaculares é regido pelos perfumistas, também chamados de narizes que, com seus olfatos singulares, pesquisam tendências e fazem testes de combinações entre matérias-primas naturais e sintéticas.
Pausa para fofoca: os perfumes contemporâneos estão repletos de ingredientes sintéticos, ao contrário dos clássicos. Essa foi uma provocação direta para minha irmã que sempre critica minha predileção e “faro” pelos vidrinhos antigos.
“Viu, Cê? Os meus são sintéticos-free…”

As tendências que mais se destacam são aquelas que combinam elegância e inovação. Vou deixar uma lista de alguns dos perfumes femininos e masculinos mais procurados em âmbito mundial:
Femininos:
- Lancôme La Vie Est Belle, notas florais e frutadas, aroma envolvente e doce;
- Chanel Coco Mademoiselle, notas cítricas e florais, refrescante e sofisticado;
- Carolina Herrera Good Girl, notas de amêndoa e café, aroma doce e marcante.
Masculinos:
- Chanel Bleu de Chanel, notas amadeiradas, aroma fresco e intenso;
- Dior Sauvage, notas frescas e picantes, resultando em um aroma marcante;
- Rabanne Invictus, notas marinhas e aromáticas, com madeiras de fundo.
Por fim, a recomendação de ouro para as bonitezas cheirosas acertarem em cheio ao escolherem o próximo elixir inebriante é: deem a primeira borrifada, que é quando se aproximam as notas de topo e, antes de comprarem, digam a seguinte frase à vendedora:
“Obrigada, vou deixar evoluir.”
Ou seja, você vai passar por todas as fases de evaporação das notas olfativas, atingindo a verdadeira fragrância do perfume!
Ah! Fiz um vídeo com um quiz e estou torcendo para que você tire a pontuação máxima!Bon voyage parfumé!
Vídeo por Cecília Trigueiros
Ainda não há comentários para esta publicação