Você sofre de insônia?

Saiba como o tratamento à base de cannabis pode te ajudar a dormir melhor

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a insônia é um problema que afeta mais de 45% da população mundial. No Brasil, mais de 73 milhões de pessoas – quase um terço da população total do País – sofrem de insônia. Uma das opções de terapia que tem se mostrado efetiva é o uso de produtos à base de cannabis, sendo inclusive a insônia um dos principais sintomas que vem sendo tratado com a terapia canábica, segundo um levantamento recente feito nos Estados Unidos.

De acordo com a médica Mariana Gonçalves, da Clínica Gravital de Sorocaba (SP), a insônia é uma das principais queixas em sua prática com a medicina canábica e, em casos assim, é fundamental saber a origem do problema para que o tratamento seja mais assertivo. “Apesar da insônia poder ser secundária a outras doenças, ela também pode exacerbar e desencadear outras, começando pela irritabilidade, mau humor e falta de energia”, explica ela. A médica também diz que a insônia pode acarretar transtornos ansiosos, estresse agudo ou crônico, dificuldade de foco, bem como quadros mais preocupantes a longo prazo, como depressão, obesidade, hipertensão arterial e até mesmo infarto.

Atuação da cannabis em quadros de insônia

Os produtos à base de cannabis agem no sistema endocanabinoide, através do qual funções importantes do nosso corpo e cérebro são ativadas e reguladas. “Pensando no nosso foco na insônia, visamos a ação no sistema nervoso central, onde há maior disponibilidade de receptores CB1 (tipo de receptor canabinoide presente no cérebro e em todo sistema nervoso central), sendo que o maior aliado a esse receptor é o THC (tetrahidrocanabinol), substância com efeito sedativo e ansiolítico, benéfica para diversas condições clínicas. Já o CBD (canabidiol) auxilia no relaxamento, fazendo com que o paciente tenha menos dificuldade de iniciar o sono, enquanto o CBN (canabinol) é um ótimo sedativo, auxiliando na indução e na manutenção do sono”, explica Mariana.

A médica ressalta que a cannabis pode tratar qualquer grau de insônia, porém as dosagens, compostos e vias de administração devem ser adequadas para cada paciente de forma individual. “Bons resultados são observados na maioria das vezes na primeira tentativa, mas tenho que relembrar que a prescrição é individual e cada paciente é único. Então, o acompanhamento de perto é fundamental para o sucesso no tratamento”, diz a médica. 

Ela também afirma que os resultados com o tratamento à base de cannabis podem ser percebidos quase que de imediato. “Para insônias episódicas, pacientes relatam melhora já no primeiro uso. Porém, para insônias persistentes, às vezes por um uso abusivo de medicação, e mesmo pela cronicidade do quadro, pode demorar um pouco mais de tempo para se restabelecer a homeostase e a melhora do sono efetiva a longo prazo”, diz ela, ressaltando que, mesmo nesses quadros, a maioria dos pacientes no período de um mês já relata melhora. 

Imagem de jcomp no Freepik

Em tratamento

É o caso da empresária Maria Alice da Silva Freitas, que há um ano faz uso da cannabis medicinal. Ela afirma que já na primeira noite sentiu a diferença em seu sono e, com o passar dos dias, percebeu que acordava mais descansada. “Comecei o tratamento para melhorar minha ansiedade e minhas noites de sono. Percebi que voltei a sonhar, fui ficando cada vez mais calma e minha concentração melhorou, mas continuava com dificuldade de dormir. O meu médico ajustou a medicação e o resultado foi imediato”, afirma Maria. Ela também destaca os benefícios do tratamento, que vão além do fato de dormir melhor. “Aumentou minha concentração e tenho mais disposição durante o dia em meus afazeres. A princípio tive muita resistência, mas hoje, depois de tantos benefícios que me trouxe, recomendo a todos”, finaliza.

Em São Paulo

Fundada no Rio de Janeiro em 2019, a Clínica Gravital é a primeira clínica médica focada em tratamento à base de cannabis medicinal do Brasil. Possui hoje seis unidades no País, sendo uma delas em São Paulo. Presente na cidade paulista com uma equipe multidisciplinar, atende pacientes em tratamento de condições clínicas como insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, autismo, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, entre outras. Lançou também o Clube Gravital, primeiro serviço de saúde por assinatura focado em terapia à base de cannabis no Brasil.

SERVIÇO

Para conhecer mais sobre a Gravital, visite o site: www.clinicagravital.com.br

Contatos para público: Fone: 0800 591 7788

WhatsApp: (21) 95901-7011

Endereços em São Paulo:

Rua Itapeva, 518 – Conj. 608 – Bela Vista – São Paulo/SP

Rua João Crespo Lopes, 671 – Jardim América – Sorocaba/SP

Fundada no Rio de Janeiro em 2019, a Clínica Gravital é a primeira clínica médica focada em tratamento à base de cannabis medicinal do Brasil. Possui hoje sete unidades no País, sendo duas no estado São Paulo: Capital e Sorocaba. Presente nas cidades paulistas com uma equipe multidisciplinar, atendem pacientes em tratamento de condições clínicas como insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, autismo, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, entre outras.

Rua Itapeva, 518 – Conj. 608 – Bela Vista – São Paulo/SP

Fone: 0800 591 7788  

https://clinicagravital.com.br/

@clinicagravital

Colaboração da pauta:

OS2 Comunicação

Juliana Moreno | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta