PorThaísa Passos
Se tem uma coisa que mudou nos últimos anos, foi a forma como os profissionais se posicionam no ambiente digital. De um lado, vemos alguns deles construindo autoridade, conquistando clientes e criando conexões reais. Do outro, um mar de perfis iguais, replicando estratégias sem propósito.
Mas qual será a diferença entre esses dois modos de atuação? A resposta a essa pergunta recai sobre o motivo (ou o tal propósito, que tantos falam) por trás do marketing que você está fazendo.
Analise o seguinte:
- Você quer apenas visibilidade ou deseja ser uma referência?
- Quer atrair qualquer cliente ou os que realmente valorizam seu trabalho?
- Quer só encher a agenda de clientes novos ou deseja, mais do que isso, transformar vidas, gerando fidelização e recorrência?

É preciso compreender que o marketing certo não é sobre aparecer mais, e sim, sobre impactar melhor. Se você está patinando nesta área, chegou a hora de acertar os ponteiros e fazer um marketing mais assertivo. Veja abaixo algumas reflexões que podem lhe ajudar nesta tarefa:
Marketing não é só fazer bonito no Instagram
Hoje, muita gente começa a fazer marketing porque está na moda ou parece fácil. Mas será que é só isso? Certamente que não. Você necessita ter um propósito bem definido, conhecer também as motivações de sua audiência e, ainda, criar um conteúdo que gere identificação. Muita gente acessa o Instagram para se inspirar ou aprender algo novo. Pense nisso.
Marketing sem um porquê se torna vazio
Perfis sem posicionamento, estratégias copiadas, profissionais que não se diferenciam.
Como os clientes vão escolher você no meio disso? Lembre-se: o público sente e consegue distinguir o que é real e verdadeiro. Já o que não é construído baseado em princípios sólidos não perdura por muito tempo. Portanto, seja autêntico, tenha um posicionamento claro e interaja com seu público de maneira genuína. E, por fim: priorize ser relevante para seus seguidores.

Marketing é sobre entender as pessoas
Mais do que atrair clientes, marketing é mostrar seu diferencial, educar e criar vínculos reais. O marketing certo constrói autoridade, fideliza e gera conexões reais. Algumas formas de criar conexões reais com seu público é contar sua história, mostrar bastidores e ser acessível.
O que te move no marketing? Atrair mais clientes? Tornar-se referência em sua especialidade? Transformar vidas por meio do seu trabalho?
Se você respondeu a última opção, está no caminho certo. Ajudar na capacitação profissional ou divulgar projetos, campanhas e iniciativas de impacto social são poderosos para transformar vidas. Se esta for sua intenção, atrair clientes e tornar-se referência em sua área de atuação será uma consequência de suas ações.
Marketing bem-feito pode transformar sua marca e trazer impactos positivos ao seu negócio
A diferença entre um marketing genérico e um marketing estratégico está no porquê de quem o faz. Lembre-se que o marketing bem-feito é estratégico e orientado para atender os desejos e anseios de seu público-alvo. Ele é eficaz, sustentável e alinhado com os objetivos de quem o faz. Com isso tudo, o marketing bem-feito gera resultados.
Já o marketing genérico é ineficaz porque, normalmente, é desatualizado, não condiz com a cultura e as características da empresa. Fique atento: a compreensão do seu mercado e das motivações do seu cliente vai trazer insights poderosos para o desenvolvimento de suas ações de marketing.
Ainda não há comentários para esta publicação