Skip to content

Café: o grão que dá energia e estimula a mente

Design Dolce sob imagem por amenic181 em Canva

Nutricionista explica os benefícios do consumo do fruto e ensina receitas para incluir no cardápio

O café é uma bebida muito tradicional entre os brasileiros, que costumam consumir em média cerca de 3 a 4 xícaras por dia, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A paixão pelo grão só cresce no país: a média de consumo do pó é de cerca de 5 quilos por ano, o que daria quase um pacote de 250 gramas por semana, para cada pessoa.

Além de fornecer energia para o dia, o fruto também tem diversos benefícios nutricionais. Rico em cafeína, ajuda a melhorar o humor, a concentração, alivia o estresse e tem efeito levemente termogênico. Contém vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso central e são antioxidantes, capazes de auxiliar no combate ao envelhecimento. O consumo regular pode ajudar na prevenção de algumas doenças, como certos tipos de câncer, diabetes e até alterações neurológicas.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que os principais benefícios estão associados à cafeína, conhecida pelo efeito estimulante no cérebro e medula espinhal. “Esse estímulo acontece entre 15 e 20 minutos depois do consumo e tem duração de até quatro horas”, diz.

A especialista lembra que a cafeína também pode atuar na redução da percepção de esforço durante a atividade física, além de ajudar a diminuir a fadiga e dor. “Por isso, é muito utilizada nos pré-treinos, seja em bebidas ou cápsulas”, afirma.

O grão também tem o poder de aumentar a liberação de noradrenalina e adrenalina, substâncias que estimulam o metabolismo energético e aumentam a geração de calor, o que pode ajudar na queima de calorias.

Versátil, pode ser consumido de várias formas, em shakes à base de café, receitas culinárias e suplementos que potencializam o efeito da cafeína. Mas a mais comum é o tradicional cafezinho coado, seguido pelo expresso. No entanto, há muitas possibilidades de preparo. Com mais ou menos água, com leite, chocolate, caramelo, sorvete e até na composição de drinques, o café apresenta diversas maneiras de combinação de texturas, intensidade e sabores, e pode compor bebidas com características muito diferentes.

O pó pode ainda ser usado como ingrediente em bolos, sobremesas e para preparar pratos salgados, pois tem propriedades capazes de complementar e realçar sabores. Seu amargor natural pode equilibrar a doçura de alguns ingredientes, e sua acidez pode garantir frescor às receitas salgadas. Além disso, o aroma do café pode adicionar notas de chocolate, nozes e até frutas a diversos pratos, também enriquecendo seu sabor.

Existem várias maneiras de incorporar café em receitas salgadas.

Marinadas: usar café em marinadas é uma excelente maneira de amaciar as carnes, deixando-as mais suculentas. Para preparar, é só misturar café forte com azeite, alho, ervas e especiarias e deixar a carne marinar por algumas horas ou durante a noite antes de cozinhar.

Dry rubs (tempero seco com mix de especiarias): compor dry rubs com café é ótimo para criar uma crosta saborosa e aromática em carnes grelhadas ou assadas. Basta combinar café com especiarias como páprica, cominho, pimenta caiena, sal e pimenta do reino e esfregar a mistura na carne antes de cozinhá-la e, assim, obter uma crosta crocante e cheia de sabor.

Molhos e reduções: o café pode ser reduzido para criar molhos que acompanham carnes, vegetais e até mesmo massas. Para fazer deve-se reduzir café forte com caldo de carne, cebola caramelizada e um pouco de mel. A mistura vai garantir um toque gourmet ao prato.

Ensopados e sopas: adicionar café a ensopados e sopas pode enriquecer o sabor do caldo. Uma xícara de café forte acrescentada a um ensopado de carne com legumes, tomates e ervas vai complementar os demais sabores, que tornarão o ensopado ainda mais reconfortante.

Mas atenção ao excesso. Para os metabolizadores lentos de cafeína, o café pode aumentar a ansiedade, provocar insônia e até taquicardia. Para os metabolizadores rápidos, aqueles que bebem muitas xícaras no dia e ainda dormem tranquilamente, o excesso está muito associado à redução da qualidade do sono, o que impede que essas pessoas entrem no sono profundo, e fiquem mais cansados e dependentes de mais café ainda no dia seguinte”, alerta Thamires.

A nutricionista diz que o ideal, pensando na qualidade do sono, é consumir até 3 xícaras ao dia, de em média 150ml, de preferência sem açúcar, e a última dose até as 14h30.

Mas o grão vai além do consumo na culinária. A borra, combinada com óleos naturais como o de amêndoas ou de girassol, serve como esfoliante para remover células mortas e clarear manchas, e se espalhada nos locais onde se veem formigas, em casa ou no jardim, espantam esses insetos. A bebida fresca também pode ser colocada diretamente no formigueiro. Já o pó seco pode ser colocado em saquinhos de tecido, tipo sachê, e deixado em gavetas e armários para absorver odores.

Para aproveitar os benefícios do café, a nutricionista ensina 3 receitas fáceis de fazer.

Divulgação

Mousse de café

  • 6 colheres de sopa de água
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de café da sua preferência
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 3 claras de ovo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Raspas de chocolate meio amargo para decorar. 

Modo de preparo: dissolva a gelatina em pó na água, em banho-maria. Reserve. No liquidificador, coloque o leite, o café, o leite condensado e a gelatina dissolvida, e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve novamente. Em uma panela de tamanho médio, misture as claras de ovo com o açúcar e leve ao fogo baixo. Mexa por cerca de três minutos. Retire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, mas continue mexendo para que as claras não cozinhem. Transfira a mistura de claras para uma batedeira e bata até que dobrem de volume e fiquem bem firmes. Incorpore delicadamente o creme de café reservado às claras em neve, misturando com movimentos suaves de baixo para cima até que estejam completamente integrados. Distribua o mousse em recipientes individuais e leve à geladeira por pelo menos duas horas para firmar. Na hora de servir, decore com as raspas de chocolate meio-amargo para dar um toque especial.

Divulgação

Bolo de banana com café

  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de chá de óleo de girassol ou óleo de coco
  • 1/2 xícara de chá de café morno ou frio
  • 5 bananas pequenas (cerca de 170 gramas)
  • 1 xícara de chá de farinha de aveia
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Modo de preparo: em um liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o café, as bananas e bata até misturar bem. Reserve. Em um recipiente, misture a farinha de aveia, a aveia em flocos e o cacau. Adicione a mistura do liquidificador e misture até ficar homogêneo. Acrescente a canela, o fermento e misture. Junte o vinagre e misture até incorporar. Transfira para uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Agora é só servir!

Divulgação

Bombom de café

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 1 xícara de chá de café forte
  • 3 colheres de sopa de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Cacau em pó ou chocolate derretido para cobertura (opcional)

Modo de preparo: em uma panela, coloque o café e leve ao fogo baixo para reduzir até ficar com cerca de 1/3 da quantidade inicial. Reserve. Em outro recipiente, em banho-maria, derreta o chocolate junto com a manteiga. Acrescente o leite condensado e o café reduzido ao chocolate derretido, e misture bem até obter uma massa homogênea. Leve a mistura à geladeira por aproximadamente 2 horas para firmar. Retire da geladeira e, com as mãos untadas com manteiga, faça bolinhas com a massa de chocolate. Se desejar, passe os bombons no cacau em pó ou banhe-os em chocolate derretido para finalizar. Leve os bombons de café à geladeira novamente por alguns minutos para que a cobertura fique firme.

Thamires Lima, nutricionista | @thamireslimanutri

A rede Oba Hortifruti é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

@obahortifruti

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Laços que a vida desata sem nos avisar

Há quem diga que as pessoas estão em nossas vidas por uma razão, uma temporada ou uma vida inteira

Como saber se meu filho está sobrecarregado?

É cada vez maior o número de crianças e adolescentes afetados por excesso de atividades no dia-a-dia

Empatia e seus encantos

A arte de se colocar no lugar de uma outra pessoa

Hora de fortalecer o organismo!

A natureza agindo para que seu sistema imunológico seja fortalecido, já que logo chegará o inverno

Sementes de amor: histórias de famílias que florescem

Como a medicina viabilizou novas maternidades para casais homoafetivos

Abrigos de Areia

Palavras doces soam como flautas

Painel Dolce Morumbi

Free Play de Dança inédito no Top Center Shopping agita a Avenida Paulista

A primeira edição de free play com o famoso jogo de dança interativo acontece no dia 27 de abril, é gratuito e promete um dia de diversão, música e prêmios

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Vivência de pintura e vinho: Recriando Monet

Uma experiência única te espera no Ateliê Contempoarte!

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
espaco-bela-morumbi-to-velha-na-moda-publi-24.03.2025_11zon
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções