Pesquisas comprovam que engajamento social de influencers potencializa a decisão de compra

Marketing & Mercado

Oferecimento

Estudo da agência Gombo mostra que 54% dos entrevistados consideram a preocupação de criadores de conteúdo no LinkedIn com causas sociais fator determinante para o estímulo a compras

Imagem de Freepik

Empresas de todos os setores reconhecem que as práticas de ESG impactam positivamente nos negócios. Marcas que demonstram preocupação com meio ambiente, com questões sociais e com governança corporativa são mais bem vistas e, assim, conquistam maior engajamento de clientes e vendem mais. Em relação às redes sociais, vale o mesmo: criadores de conteúdo com comportamentos relacionados a ESG têm mais poder de influência sobre decisão de compras dos seguidores. É o que comprova a Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn, realizada pela Gombo, primeira agência brasileira especializada em ações de influência focadas no LinkedIn.

O estudo, feito em parceria com a Lumen Academy, é a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre características e comportamentos de usuários da maior rede social corporativa do mundo. Ela teve a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma, independente da frequência, de todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior.

Dados da pesquisa apontam que os consumidores estão atentos a esse tipo de conteúdo: 54% das pessoas consultadas consideram o engajamento dos criadores de conteúdo em causas sociais um fator determinante para o estímulo a compras motivadas a partir do LinkedIn. O estudo traz então à tona a importância crescente do ativismo e da responsabilidade social na esfera digital.

Uma tendência mundial de comportamento de consumo

À medida que aspectos relacionados com pautas sociais foram sendo colocados em evidência, principalmente durante a pandemia, muitos influenciadores precisaram mudar seu direcionamento. Vejo também como uma evolução do mercado de influência, que passou a se posicionar de forma mais contundente. Além disso, a pauta ESG tem despontado como importante pelas empresas e, assim, ocorre um alinhamento natural do discurso com a realidade”, explica Erih Carneiro, sócio-fundador da Gombo e LinkeIn Top Voice.

E essa é uma realidade identificada no consumo em nível global. No ano passado, a Adobe publicou o Creators in the Creator Economy: A Global Study, um estudo que busca compreender de que maneira a criatividade está mudando ao redor do mundo. Ele constatou, por exemplo, que as causas sociais estão no topo da prioridade para criadores de conteúdo.

Os números mostram que 95% dos criadores estão engajados em alguma forma de ação para apoiar causas importantes para eles. Isso pode incluir conversas com amigos e familiares, expressar opiniões online, doações e trabalho voluntário. Entretanto, um dado chama atenção: apenas 28% deles criam conteúdo original para advogar pelas causas.

Engajamento social como alavanca para a influência

Tânia Chaves, que é especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão e também LinkedIn Top Voice, é um ótimo exemplo de influencer que atua com causas sociais.

Na verdade, Tânia começou a compartilhar reflexões e provocações sobre questões raciais sem nenhuma pretensão de alcance e, de repente, viu sua voz ganhar amplitude e gerar sua reputação como influenciadora a partir daí.

Me tornei criadora de conteúdo quando percebi que precisava preparar as pessoas para receber o meu filho, um menino negro, logo é alvo do racismo. Quando me dei conta da realidade que estava esperando por ele, comecei a falar sobre diversidade e inclusão no LinkedIn. Para minha surpresa, CEOs, diretores e lideranças empresas foram as primeiras pessoas impactadas”, afirma Tânia.

As mudanças na sociedade estão colocando os criadores de conteúdo numa posição de destaque. É preciso que novas histórias sejam contadas e estejam alinhadas com a realidade do mundo atual. Porém, de nada adianta o criador falar de uma coisa que ele não vive e não acredita. É preciso ter coerência entre discurso e prática”, complementa Dimitri Vieira, também sócio-fundador da Gombo e LinkeIn Top Voice.

Imagem de Freepik

A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn. Uma startup jovem, em atividade desde março de 2022, no entanto que traz um board com grande experiência. Entre os fundadores estão dois Top Voices da plataforma.

Erih Carneiro é formado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Feira de Santana, Mestre e Doutor em Administração pela Uninove e foi Visiting Scholar na Universidade de Surrey (Reino Unido). Partiu para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil e de se tornar um criador de conteúdo e palestrante sobre carreiras e diversidade.

Dimitri Vieira é engenheiro eletricista pela Universidade de Minas Gerais e também pela Universidade de Brighton (Reino Unido). O profissional tem passagem pela Rock Content, como especialista de marketing e professor, e também é mentor de marcas pessoais com foco no LinkedIn, escritor e criador de conteúdo.

Colaboração da pauta:

Vetor.am

Everaldo Fioravante | [email protected]

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta