CasaCor 2024 The End…

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Esta semana falo novamente sobre a edição 2024 da CasaCor como se fosse um to be continued...

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Esta semana falo novamente sobre a edição 2024 da CasaCor como se fosse um to be continued… de um filme, pois foi impossível fazer um resumo de tudo o que foi visto em uma só vez por conta das novidades deste ano.

As pedras naturais foram muito bem usadas nesta edição remetendo toda sua ancestralidade em sua composição, e a prova disso é o ambiente “O Sertão Dentro da Gente”, no qual se fez uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa, com materiais como a madeira, terra e pedras naturais executado pela Pedras Mundial mostrando as possibilidades de se decorar um ambiente de nossa casa inspirada nesses elementos, resgatando sua utilização.

O tema étnico cultural esteve também presente em muitos ambientes através de telas e objetos de artistas, como na religiosidade de cada um, com obras de arte remetendo uma ancestralidade presente em todas as famílias, em forma de frases soltas no ambiente.

A natureza sempre foi um forma de nos transmitir sensações de paz e aconchego e pode ser usada em todos os ambientes de sua casa. Foi o que o público viu, fosse em sua forma viva, através de jardins e vasos, ou em sua versão desidratada que tem voltado essa tendência para quem não tem tempo de cuidar, mas que quer sua presença à sua volta.

Outra novidade é a forma de como podemos utilizar o aço inox em nossa cozinha, de forma a observar que ele não é somente destinado a confecção de pias e bancadas, mas que podem perfeitamente revestir paredes também e até mesmo servir de acabamento em outras áreas criando um detalhe sutil e sofisticado.

Como descrevi no texto anterior nesta coluna, me surpreendi muito com alguns detalhes de cada ambiente que nos faz enxergar as outras opções de formatos e materiais, que certamente somente em uma mostra de decoração vamos ficar mais atentos.

Foi o caso do ambiente da arquiteta Fernanda Marques que tem em seu ambiente moveis assinados pela marca Breton, porém o que mais me chamou a atenção foi a Mesa de Centro Galhos, executada em vidro lembrando o formato de folhas irregulares com sua estrutura em metal na cor ouro envelhecido, que se destaca pela leveza e sofisticação.

Criando um efeito de movimento ao teto, chapas de latão polido foram utilizadas para refletirem a luz do ambiente mostrando a sustentabilidade no uso de materiais que geralmente são descartados na construção, e que podem ser aproveitados na composição de um ambiente.

Sempre me preocupei com esse assunto em meus projetos. A acessibilidade tem de estar presente de forma que quem a utiliza não tenha a sensação de doença ou invalidez ao entrar em um ambiente, mesmo dentro de sua própria casa, pois isso não é valido só pela condição física, mas também porque todos nós vamos envelhecer e, portanto, teremos nossas próprias limitações, tendo boa saúde ou não.

Quando eu participei da CasaCor em 2016, meu ambiente foi a Suíte do Irmão Mais Velho Cadeirante, no qual o banheiro deste espaço ficou como o melhor da edição e o segundo melhor pela votação dos internautas.

Hoje avançamos muito em tecnologia de materiais para que possamos dar maior conforto e estilo a quem tem necessidades especiais ou não. Prova disso foi o que fez AD/VP Arquitetura em seu ambiente mostrando bom gosto, materiais diferenciados e um olhar diferente de ver essa condição pois ser diferente não é ser complexo.

Você ja foi ver?

Corre que ainda dá tempo de conferir o que acontece no mundo da decoração. A CasaCor São Paulo encerra dia 28 deste mês.

See You Soon!

Imagens e vídeos cedidos por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta