O Grito

Dolce Arte

Amanda Sanzi

Arte enquanto ação no Expressionismo

Em oposição ao Impressionismo francês, o Expressionismo surgiu no início do século XX, com características que ressaltam a subjetividade. Seu marco ocorreu na Alemanha em meados de 1905 e durou até 1930, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra.

Dois grupos, Die Brücke “A Ponte” (Fundado em 1905) e Der Blaue Reiter “O Cavaleiro Azul” (fundado em 1911) constituíram as principais manifestações do Expressionismo na Alemanha.

Como um dos enfoques é a representação dos sentimentos mais íntimos, o expressionismo alemão também conversa com a psicanálise de Freud que dava seus primeiros passos no início do século XX.

As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.

No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

A intenção era mostrar para o público que nem tudo era tão perfeito. O belo precisava ser descaracterizado para dar lugar aos momentos de realidade, sem aquela perfeição dos movimentos artísticos anteriores. Isso provocou a criação de um novo modelo de Artes.

O uso de cores vibrantes foi muito valorizado, pois elas davam formas aos sentimentos como o amor, angústia e ciúme, além do uso de expressões patéticas, trágicas e sombrias. Um exemplo disso foi a pintura “O grito” de Edward Munch (1863-1944), considerado um dos percussores do Expressionismo no mundo. 

O artista conseguia usar as cores na tela com um valor simbólico e subjetivo. Na pintura mais famosa (o grito) de Munch, a figura humana não é apresentada em linhas reais, bem feitas. Munch se concentrou em cenas de morte, agonia e ansiedade em retratos distorcidos e emocionalmente carregados, todos os temas e estilos que seriam adotados pelos expressionistas. Ele descreve a batalha entre o indivíduo e a sociedade.

Em uma passagem dos diários de Munch, datada de 1892, encontra-se uma passagem que pode sinalizar a inspiração para esta obra tão icônica:

“Estava a passear cá fora com dois amigos, e o Sol começava a pôr-se – de repente o céu ficou vermelho, cor de sangue – Parei, sentia-me exausto e apoiei-me a uma cerca – havia sangue e língua de fogo por cima do fiorde azul-escuro e da cidade – os meus amigos continuaram a andar e eu ali fiquei, de pé, a tremer de medo – e senti um grito infindável a atravessar a Natureza.”

O Grito evoca a emoção do encontro e exibe uma ansiedade geral em relação ao mundo tangível.

O Grito (1893) | Edvard Munch | Tempera e creyon sobre papelão | National Museum, Oslo | Edvard Munch, Public domain, via Wikimedia Commons

Entre os principais do movimento, Ernst Ludwig Kirchner foi um pintor alemão Kirchner foi o fundador do grupo de artistas Die Brücke (“A ponte”). O trabalho deste grupo levou ao que mais tarde se tornaria conhecido como expressionismo alemão. 

FRANZ MARC foi um dos artistas do expressionismo alemão fundador do movimento Der Blauer Reiter, de Munique. Tinha a religiosidade como um dos aspectos mais marcantes de suas obras. 

Large Blue Horses | Artista: Franz Marc | Óleo sobre tela | Walker Art Center, Minneapolis | Walker Art Center, Public domain, via Wikimedia Commons

PAUL KLEE (1879-1940), WASSILY KANDINSKY (1866 –1944) foi um pintor russo considerado um dos fundadores da arte abstrata. Com uma forte veia vanguardista, esse artista também compôs obras importantes para a arte expressionista. Todas elas bastante carregadas de emoção.

No Brasil, O Expressionismo chegou através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes. 

A Boba (1915), Anita Malfatti | Reprodução fotográfica Leonardo Crescenti | In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022 | Fonte Imagem: Disponível em: Enciclopédia Itaú Cultural. Acesso em: 29 de abril de 2022. Verbete da Enciclopédia. | ISBN: 978-85-7979-060-7

Agradeço sua leitura! Finalizo em concordância com o grande Munch e sua frase abaixo:

“A natureza não é apenas tudo o que é visível aos olhos… ela também inclui as imagens internas da alma.” Edvard Munch 

Até o próximo movimento! Espero por vocês aqui na Dolce Arte.

Respire Arte!

 

Reerências:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/O_Grito

https://laart.art.br/blog/expressionismo/

https://arteref.com/movimentos/expressionismo-contexto-caracteristicas-e-principais-artistas/amp/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/expressionismo

https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-expressionismo/?amp

https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/amp/

Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!

amandasanzi.com

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta