O que fazer quando a criança fala um palavrão pela primeira vez?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Geralmente a criança ouve algum adulto xingando ou até um amiguinho e reproduz o palavrão muitas vezes sem saber o significado. Nestes casos os pais devem perguntar o porquê ele está falando a tal palavra. Muitas vezes a criança não compreende o que está dizendo e cabe os pais explicar que aquela palavra não é legal, que ofende as pessoas. E se a palavra estiver sendo usada por raiva deve explicar que a criança deve conversar com a pessoa que está brava e explicar seus motivos, tentar se acalmar e não reagir de forma inadequada.

Que atitudes tomar caso ela continue utilizando palavras inadequadas?

Muitas vezes a criança usa o palavrão para chamar a atenção dos pais e quanto mais estes retrucam mais a criança aumenta os palavrões na tentativa de provocar. Neste caso os pais devem verificar o porquê isto está acontecendo e nunca dar atenção a criança por este motivo. Tentar observar se a criança não está fazendo isso justamente porque se dá mais atenção quando a criança está fazendo a coisa errada ao invés da coisa certa.

Aumentar os elogios quando a criança faz algo positivo e, sempre no final do dia, conversar com a criança mostrando como ficou contente quando ela fez algo bacana, e demonstrar o que não gostou e indicar que espera que não se repita, é uma maneira da criança começar a agir de uma forma mais desejável. E se mesmo assim a criança continuar, deve se, então, impor regras, limites e castigos.

Quando e quais tipos de castigos servem quando a criança insistir com o vocabulário feio?

Os pais devem impor limites e regras bem definidas às crianças. Se a criança persiste em falar palavrões depois de todas as conversas e explicações dadas pelos pais, estes devem tomar medidas mais drásticas como partir para o castigo. Isso deve ser combinado com a criança previamente, indicando que se falar palavrão mesmo sabendo que não é o correto, ela ficará sem jogar seu jogo favorito ou assistir a um desenho que gosta muito naquele dia em que abusou dos palavrões, por exemplo. A criança verá que seus atos têm consequências e que não foram tão divertido assim, falar o que não se pode em troca de deixar de fazer o que gosta.

Os pais e mães devem explicar literalmente o que o palavrão significa?

Depende da idade da criança. Para os pequenos, não é legal esta explicação, pois só vai reforçar na cabeça da criança o tema e pode trazer à tona maiores curiosidades e vontade de expressar mais ainda a palavra. Para eles tudo que é proibido pode ser mais divertido.

A partir de que idade é natural que a criança aprenda esse tipo de linguagem?

Geralmente crianças de 2 anos e meio a três anos já aprende a reproduzir algum palavrão. Na verdade, a criança começa a falar frases mais elaboradas e o palavrão já começa a aparecer. Por este motivo, os pais devem estar muito atentos ao que se fala perto da criança porque esta reproduz tudo o que ouve.

A garotada de hoje fala mais palavrão do que antigamente?

O palavreado é influenciado por contextos históricos e sociais e nossa sociedade hoje, de modo geral, é mais condescendente com o uso de palavrões na comunicação popular. Isso faz com que as crianças estejam mais expostas a ouvir e repetir palavrões, encarando-os com mais naturalidade que crianças de antigamente. Alguns métodos de se educar as crianças no passado também eram relativamente mais eficientes, entretanto tais métodos são condenáveis hoje em dia pois o emprego de coerção ou violência gera outros aspectos mais negativos.

Pais devem afastar a criança do amigo ou um tio, por exemplo, que diz palavrões?

Esta não é a melhor forma de se ensinar o correto a uma criança. Privar a criança de experiências e relacionamentos na tentativa de isolá-la de perigos ou vivências negativas somente prejudica o desenvolvimento de habilidades para lidar com essas situações. O ideal é deixar claro regras e limites e dar exemplo.

Adultos costumam rir quando a criança solta um palavrão. É certo ou errado?

Não se ri somente quando se acha alguma coisa engraçada. Às vezes, o riso é uma resposta reflexa a uma situação de desconforto. A criança entende o riso como aprovação, portanto quando alguém ri do que ela está falando ou fazendo, ela entende como positivo e provavelmente repetirá o comportamento.

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta