Instituto Lumiar e Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) se unem em projeto piloto de educação em Paraisópolis

Iniciativa contribuirá com a alfabetização, o letramento e o pensamento lógico-matemático de cerca de 350 crianças e adolescentes que participam do PECP

Divulgação

O Instituto Lumiar e o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), uma das ações mais emblemáticas do compromisso social do Einstein, se uniram para promover um projeto piloto que contribuirá com a formação de 20 educadores do PECP. A iniciativa tem como objetivo colaborar com a ampliação de repertório pedagógico e apoiar o aperfeiçoamento da prática dos educadores, garantindo um olhar direcionado ao desenvolvimento integral de crianças e jovens da comunidade.

O PECP existe desde 1998 e até hoje já realizou mais de seis milhões de atendimentos na comunidade de Paraisópolis. É um programa social que consiste em integrar artes e comunicação, capacitação profissional, educação, esportes, saúde e serviço social.

Dessa forma, a partir de 29 de julho, o Instituto Lumiar, vertente de responsabilidade social da escola Lumiar, passa a contribuir com seu propósito de compartilhar suas experiências de educação embasadas na Metodologia Lumiar, em prol de promover melhorias significativas na aprendizagem. Além dos educadores, a iniciativa prevê impactar anualmente cerca de 350 crianças e adolescentes que participam das atividades de contraturno oferecidas pelo Núcleo de Educação do programa.

O Instituto Lumiar aportará sua experiência adquirida tanto em escolas públicas como privadas para aprimorar a alfabetização, letramento e pensamento lógico-matemático de crianças e adolescentes de Paraisópolis. Além disso, com a utilização do Mosaico, ferramenta da Lumiar que permite um acompanhamento diário da evolução do estudante nas mais diversas habilidades, a equipe poderá sistematizar processos e registros de ensino-aprendizagem e de avaliação de indicadores.

O projeto piloto foi desenhado pelo Instituto Lumiar e pela equipe do Núcleo de Educação do PECP. “Eles nos apresentaram as dificuldades de aprendizagem das crianças atendidas na comunidade e o quanto essas questões se acentuaram na pandemia. Criamos um programa de formação sob medida para contribuir com os educadores do programa e beneficiários”, aponta Débora Isis Acioly – Head do Instituto Lumiar. 

Para o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), a iniciativa com o Instituto Lumiar representa uma possibilidade de otimizar o ensino ofertado no contraturno, ultrapassando os limites do convencional reforço escolar e criando projetos que tornem o aprendizado mais prazeroso e despertem a sede por novos conhecimentos. “Nossa ideia com o projeto é fomentar práticas educacionais inovadoras, por meio da formação dos educadores e dos voluntários, que possibilitem que as crianças e jovens atendidos criem novas perspectivas para suas vidas, tendo como referência práticas mais participativas e responsáveis. O projeto vai de encontro ao propósito e missão do nosso programa. O PECP é uma força transformadora que existe há mais de 23 anos, oferecendo novas possibilidades e esperanças aos moradores da comunidade”, conta Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do PECP.

Divulgação

Projetos e parcerias

O Instituto Lumiar foi criado em 2003 e, de lá para cá, tem percorrido uma longa trajetória em parceria com escolas públicas e em OSCs. A primeira parceria com a rede pública de ensino ocorreu com o município de Santo Antônio do Pinhal, onde, durante 15 anos, com o apoio da Microsoft, implementou a metodologia Lumiar dentro de uma escola rural que atendia crianças de 02 a 11 anos. 

Já, em Porto Alegre, em parceria com a OSC Aldeia da Fraternidade, participou da criação da primeira escola comunitária de educação de ensino fundamental no modelo completo Lumiar – Aldeia Lumiar e, pouco depois, deu início à parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre para implementação da metodologia Lumiar em quatro escolas de Educação Infantil.

Atualmente, o Instituto Lumiar também está presente na Escola de Educação Infantil e Fundamental João Durval em Passo de Camaragibe/AL, em dois Centros de Educação Infantil e um Centro para Crianças e Adolescentes da ONG AME (Jabaquara) e finalizando uma parceria com a Escola de Ensino Infantil Fernão Dias (Pinheiros), em São Paulo. Ao todo, a metodologia Lumiar já impactou diretamente mais de 580 educadores(as) e de 2000 estudantes. 

O Instituto Lumiar é a vertente de responsabilidade social da Lumiar Educação, que compartilha iniciativas e experiências de educação embasadas na Metodologia Lumiar com as escolas públicas e OSCs que atuam com educação. Com isso, busca promover melhorias significativas na aprendizagem e valorizar os(as) educadores(as) para que tenham ferramentas de aprendizagem potentes, além de uma tecnologia social, para a construção de novos saberes e competências, formando, assim, estudantes críticos, conscientes e autônomos. Mais informações: https://lumiaredu.com/instituto-lumiar/

Com a missão de promover a justiça social nas comunidades assistidas, por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios, valores de ética e cidadania, o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) existe desde 1998, oferecendo aos moradores atividades relacionadas à saúde e à educação de forma integrada. Até hoje o programa já realizou mais de 6 milhões de atendimentos. Formado por 162 turmas dentro de 56 oficinas com atividades socioeducativas, o programa contribui para o bem-estar físico, psíquico e social de seus beneficiários. São mais de 5 mil pessoas atendidas por ano. O complexo tem 5.500 metros quadrados de área construída, sendo formado por seis grandes núcleos: Arte e Comunicação, Capacitação Profissional, Educação, Esportes, Saúde e Serviço Social. Mais informações: https://voluntarios.einstein.br/paraisopolis/

Colaboração da pauta:

Betini Comunicação

Bartira Betini
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta