Diversão na certa só com segurança

Há praticamente 100 anos que o Dia das Crianças é comemorado no Brasil. O país foi um dos pioneiros na criação da data, marcada no calendário como 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o que faz com que muitas pessoas procurem opções de lazer para aproveitar o feriado em família. Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), nada mais importante do que garantir que toda essa diversão aconteça de forma segura, principalmente quando se trata dos parques itinerantes e temáticos.

A fiscalização do Crea-SP busca certificar que, à frente das estruturas dos brinquedos, desde a fabricação de peças pela indústria até a montagem no local, além das instalações elétricas de todo ambiente, existam profissionais habilitados para exercerem as devidas funções necessárias para que a segurança seja mantida. A manutenção prestada na atração, seja mecânica, elétrica ou hidráulica, também é vistoriada e deve respeitar prazos pré-estabelecidos para que o funcionamento ocorra da melhor forma, sem oferecer riscos ao público.

Divulgação

“Nosso papel é verificar quem foi o engenheiro que participou da montagem dos equipamentos e que emitiu o laudo liberando as atrações. Esse profissional deve estar em regularidade com o Crea-SP, além de registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para tais atividades”, comenta a superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith dos Santos. A apuração previne que erros técnicos sejam cometidos, pois assegura o cumprimento das normas profissionais.

Além dos parques itinerantes, aqueles que reúnem carrossel, montanha-russa, roda-gigante, carrinhos de bate-bate e outros, os espaços infantis em empresas, restaurantes, condomínios e shopping centers, por exemplo, também contam com inspeção periódica dos agentes fiscais do Conselho, fora aqueles de grande porte, fixados e até mesmo aquáticos.

“O trabalho do Crea-SP não fica restrito às atividades mais conhecidas das Engenharias. A fiscalização está por trás de todos os serviços justamente para oferecer segurança à sociedade onde quer que os conhecimentos técnicos sejam necessários”, finaliza Edith.

Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

Colaboração da pauta:

CDI Comunicação

Thais Fernandes

[email protected]
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta