Praças viram matas na Vila Andrade

Da Redação

Moradores da Vila Andrade, no Morumbi, têm reclamado constantemente das condições em que se encontram as praças da região. Pouco ou quase sem nenhum serviço de limpeza pública para manter esses locais adequados à visitação e convívio.

Vemos crescer entre a população a prática de exercícios e caminhadas pela manhã ou a tarde, especialmente quando logo mais chega o verão. Porém, outro hábito que tem crescido bastante nos últimos anos entre os cidadãos é o de levar suas crianças para brincar ou mesmo passear com seus pets, levando-os para aquela caminhada salutar e imprescindível para eles, principalmente quando moram em apartamentos.

Mas, o que deveria ser um tempo investido em prazer, diversão e um relaxamento fundamental em meio à pressa cotidiana de uma metrópole, torna-se um verdadeiro pesadelo entre o mato que cresce com o lixo urbano que se acumula em pilhas, além de calçadas e passeios quebrados, criando um grande cenário para acidentes e contato com falta de higiene.

A Dolce Morumbi® visitou alguns lugares próximos ao Shopping Jardim Sul e na região do Portal do Morumbi e verificou que as reclamações e comentários sobre a precariedade desses lugares procedem.

Estivemos, no último domingo dia 13 de novembro, nas praças Aquarelli, localizada na Rua Nelson Gama de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Rua José Ramon Urtiza e na dos Cachorros, na Rua Domingos Lopes da Silva, 880, na Vila Suzana, e vimos que seus estados realmente estão aquém de qualquer padrão de preservação para o convívio urbano. Ainda que a Praça dos Cachorros encontrava-se em melhores condições, na qual constatamos a presença de algumas pessoas usufruindo o ambiente, muitas delas com família e com seus pets.

Condições precárias na Praça Aquarelli, localizada na Rua Nelson Gama de Oliveira
Fotos cedidas pelos moradores da região

Já a praça Aquarelli está em condições precárias e quase impossível de ser frequentada! Não havia, no momento de nossa visita, ninguém por lá, mas não era de se surpreender. Mato alto, lixo por todos os lados, bancos depredados e a área de playground e a da prática de exercícios estavam sem a menor condição de uso, com os brinquedos e equipamentos avariados, com um potencial enorme para causar acidentes.

Não estiveram sempre assim. Já houve um período em que esses lugares eram melhor cuidados e mais frequentados, segundo os moradores. Mas nos últimos tempos, o abandono não provocou apenas a impossibilidade do usufruto, mas trouxe também riscos à segurança, especialmente à noite, mesmo com alguma iluminação. As praças simplesmente viraram matas.

Procuramos a Prefeitura para alguma posição. Entramos no chat online do site e comunicamos que estávamos fazendo uma matéria sobre a manutenção das praças e perguntamos se havia alguma posição da Prefeitura. Não houve um posicionamento exatamente. O atendimento apenas nos orientou a preencher formulários para solicitar os serviços de limpeza e manutenção. Não sabemos se há ações preventivas e de manutenção regular pela prefeitura, mas pelo jeito em que se encontram no total abandono, se há algum serviço dessa natureza, ou está suspenso ou sendo negligenciado.

Praça dos Cachorros, na Rua Domingos Lopes da Silva, 880, na Vila Suzana
Fotos cedidas pelos moradores da região

Abaixo, segue o link da prefeitura para as devidas solicitações.

Parece que neste momento, os moradores precisam também, além de pagar pelo seu IPTU e demais taxas, achar tempo para solicitar o que deveria ser ações de exemplo de cidadania por parte da Prefeitura, além de monitorar.

Aquela ida ao parque para um pausa no dia a dia, levar suas crianças para brincar, com seus pets, tornou-se mais um item de estresse entre tantos outros do nosso cotidiano. Não à toa que o refugio em qualquer coisa que nossos smartphones podem trazer, tem sido nossa válvula de escape. A realidade concreta em diversas partes da cidade tem sido um pesadelo contemporâneo que nos leva a acreditar que a vida em um metaverso pode ser melhor. Será?

Link Prefeitura para solicitação de serviços públicos:

https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/outros-canais-de-atendimento

Praça Aquarelli

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta