Ela não será uma pedra em seu caminho!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Ano Novo! Todo mundo já pulou as sete ondas, se fez promessas e o ano começou. Espero que seja muito bom para todos os leitores da Dolce e também da nossa coluna, afinal estarei prestes a fazer um ano escrevendo sempre um pouco de design, arquitetura e decoração.

Muitos acreditam que as pedras, ao invés de obstruir, na verdade abrem caminhos. Hoje irei falar um pouco sobre elas, mas não do lado místico e sim da utilização delas nos vários ambientes de sua casa.

Dentre as mais conhecidas temos o Mármore, o Granito, o Quartzo e também o Dekton e o Silestone que são considerados materiais mais modernos e industrializados.

Desde a antiguidade o mármore sempre foi um material classificado como nobre por sua paginação exclusiva da natureza, pois nunca existira um jazigo com uma pedra igual a outra pelo simples fato de ser extraído e sofrerem as variações rochosas e climáticas de cada região, e por esse motivo, seu preço pode ser elevado.

Sua utilização vai desde pias esculpidas, revestindo pisos e paredes, lareiras entre outros elementos de decoração, sofrendo variações também conforme seu polimento. Dentro desta linha de pedras naturais, o Granito é o mais vendido pelo custo-benefício que ele apresenta, pois também podemos encontrá-los em cores diversas, porém sendo o mais usadas é o preto São Gabriel e o granito Itaúnas com sua coloração bege com pintas mescladas que são muito utilizados em bancadas de banheiros e cozinhas.

Mesmo tendo um ótimo custo-benefício hoje podemos encontrá-las em acabamentos diferenciados seguramente vai deixar seu projeto com ar de sofisticação. A Ranieri Mármores que está no mercado há quase trinta anos, é uma empresa que está inovando com essas novas técnicas de acabamento que talvez você nunca tenha ouvido falar, como:

Levigado – é passado uma lixa de aço na pedra onde é retirada essa camada de brilho, deixando-o com textura acetinada e diferenciada, podendo tornar o material um pouco mais poroso, sendo impermeabilizada para maior proteção;

Escovado – passado uma escova de aço, onde deixa ele mais rustico e mais texturizado;

Vulcano – acabamento feito com fogo, deixando com a sua superfície mais bruta e mais ondulada;

Estucado – feito geralmente em travertino, onde é aplicado resina para preencher os furinhos naturais do material, podendo ser com uma resina transparente ou com o pó do próprio material, deixando com aparência mais uniforme.

Todas irão depender de qual utilização você irá dar a ela, pois como você leu, cada acabamento poderá ser específico para aquele ambiente.

Tem os materiais mais modernos, como o Quartzo, muito utilizado na cor branca em peças de banheiros como nichos e pias esculpidas como em bancadas de cozinha; o Dekton, uma lâmina ultra compactada, conta com minerais preciosos que passam por uma prensa a mais de 25 mil toneladas, retirando todo o ar da massa. Ficando com uma massa única onde é feito uma impressão 4K na sua superfície, imitando um material natural porém com seus benefícios, resistência a altas temperaturas, manchas e a riscos.

Devido a sua resistência poderá ser usado em fogões de indução igual ao da Ana Maria Braga no “Mais Você” mais isso vou deixar para explicar na próxima pauta (risos). Já o Silestone tem grande variedades de cores, composto por minerais e resina, geralmente de 4% a 6%, o que o torna um pouco frágil a altas temperaturas, mas ainda assim podendo ser utilizado na cozinha, porém tomando os devidos cuidados de não apoiar uma panela quente, e não utilizar em áreas externas onde bata sol, podendo danificar a resina o que delimita um pouquinho o seu uso.

E, então, gostaram?

Hoje, escrevi um pouco sobre as pedras para, mesmo que tenha contratado um profissional de interiores, você ficará sabendo um pouco mais sobre elas.

Excelente ano para todos e até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Ponte do Morumbi, Rio Pinheiros, São Paulo
Imagem por NunysBR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta