Quem nunca ouviu que um boa noite de sono pode ajudar na diminuição de peso?
Um sono restaurador passa por mudanças de hábitos e escolhas mais acertadas para encontrar o equilíbrio entre “a mente sã e o corpo são”. É durante o sono que o nosso corpo cumpre as funções restauradoras. Para manter a mente e o corpo saudáveis precisamos repor energias e regular o metabolismo. Nesse momento acontecem o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Mas para que tudo funcione bem precisamos dormir até 8h.
O sono é composto por cinco fases ou estágios bem definidos, ciclo que começa com o adormecimento, passando pela fase leve – na qual a temperatura e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. Na sequência, entramos no sono profundo – nesse momento as ondas cerebrais dão uma trégua para o corpo e prepara para o sono mais profundo, – é nessa fase que o corpo começa a repor as energias do desgaste diário. Nessa fase também, o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação celular e órgãos. Por fim, entramos no sono Rem – fase na qual o cérebro faz uma seleção, as informações desnecessárias são descartadas e as mais importantes são armazenadas; é nesse estágio que acontecem os sonhos.
Mas, por que precisamos saber de tudo isso? Segundo o Dr. Lucas Vanderlei, nutrólogo da Clínica Pineapple Medicina Integrada, afirma que entender melhor o ciclo do sono vai nos ajudar a compreender como tudo isso interfere em nosso corpo e, consequentemente, nos resultados do processo de emagrecimento.
Quem nunca ouviu que um boa noite de sono pode ajudar na diminuição de peso? Sim, é verdade! Durante o sono acontece a regulação de hormônios relacionado a fome e ao estresse. Quando dormimos mal nosso corpo aumenta a produção de cortisol, hormônio que contribui para o aumento da gordura corporal, enviando energia extra para o sangue, em forma de glicose.
E não é só isso, a falta de sono desregula a liberação dos hormônios responsáveis pelo controle do apetite, prejudicando o metabolismo, gerando estresse, aumento de apetite e dificultando a queima de gordura.
Crie uma rotina e hábitos saudáveis como acordar e dormir no mesmo horário, evitar a exposição a luzes e telas antes de dormir. Optar por refeições leves depois das 18h. Aposte nos chás relaxantes e evite a ingestão de cafeína e estimulantes após às 17h. Os rituais de relaxamento antes de dormir, como oração, meditação, leitura e músicas tranquilizantes ajudam a ter uma noite de sono tranquila.
Outro detalhe é o conforto, na hora de dormir o colchão e o travesseiro são itens importantes e tem que ser adequados à cada biotipo. Manter a coluna alinhada melhora a circulação sanguínea e a transmissão de estímulos elétricos do cérebro para o corpo.
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!