A maioria das empresas afirmam possuir área específica e dedicada à diversidade e inclusão

Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, da Blend Edu, aponta ainda que 81% destinam recursos específicos para ações de diversidade e inclusão

Imagem por wildpixel em Canva Fotos

A Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, da Blend Edu, aponta que 81% das empresas entrevistadas afirmam destinar recursos específicos para ações de diversidade e inclusão, e 71% delas dizem possuir uma área específica e dedicada à gestão da temática. 

Segundo dados recentes da Blend Edu, que mapeou empresas de 34 setores da economia, as empresas têm avançado na temática da diversidade e inclusão em comparação com 2020.

“A diversidade e a inclusão são importantes para o mercado atual, mas também têm um impacto significativo no futuro. À medida que a população continua a crescer e mudar, e as expectativas dos consumidores e dos funcionários evoluem, as empresas que não conseguem acompanhar essas mudanças correm o risco de perder competitividade e relevância”, alerta a fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal.

Uma das principais maneiras pelas quais a diversidade e a inclusão podem impactar o futuro do mercado é através da inovação. As empresas que têm equipes diversas e inclusivas estão mais propensas a gerar novas ideias e soluções criativas para os desafios de negócios. Elas também são mais propensas a entender e atender às necessidades dos consumidores de diferentes origens e experiências.

Além disso, a diversidade e a inclusão podem ajudar a atrair e reter talentos. Os profissionais de hoje em dia estão cada vez mais preocupados com as políticas e práticas de diversidade e inclusão de uma empresa antes de decidirem trabalhar nela. Empresas que não priorizam a diversidade e a inclusão podem ter mais dificuldade em atrair e reter talentos qualificados, o que pode prejudicar sua capacidade de competir no mercado.

Imagem por StefanDahl em Canva Fotos

“As instituições que promovem ambientes e times plurais, além de ampliar diretamente a diversidade corporativa, também estão aplicando uma estratégia de negócio muito poderosa, e não há problema algum em reconhecer esse outro lado da moeda”, explica a especialista em Recursos Humanos e CEO da “Se Candidate, Mulher!”, Jhenyffer Coutinho. 

O que é a diversidade e inclusão?  

Diversidade e Inclusão é uma temática que está relacionada às pessoas e suas singularidades. Diversidade e Inclusão referem-se à valorização e aceitação das diferenças individuais, incluindo, mas não se limitando à raça, gênero, orientação sexual, idade, habilidade e religião. 

A diversidade abrange a presença de indivíduos com diferentes características, enquanto a inclusão se concentra em criar um ambiente onde essas diferenças são valorizadas e todos os indivíduos se sintam bem-vindos e respeitados. Ambos são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa.

Qual a importância da diversidade e inclusão no corporativo? 

O mundo corporativo está passando por uma era de transformações, no formato, modelo de trabalho e também na noção de incluir mais pessoas nesse meio. A diversidade e a inclusão nas empresas são extremamente importantes, pois as equipes divergentes tendem a ser mais criativas, inovadoras e produtivas. 

As organizações diversas e inclusivas também tendem a atrair e reter talentos melhores e a serem mais competitivas no mercado. Além disso, elas podem atender melhor aos clientes e consumidores de diferentes origens e backgrounds. 
Para alcançar a diversidade e inclusão nas empresas, as organizações podem implementar políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades, como a contratação de pessoas de grupos sub-representados, a criação de programas de mentorias e treinamento e a promover uma cultura de respeito e aceitação.

Imagem por FatCamera em Canva Fotos

Os benefícios da diversidade e inclusão:

  • Criatividade e inovação: equipes diversas tendem a ter mais perspectivas e ideias diferentes, o que pode levar a soluções mais criativas e inovadoras;
  • Melhor desempenho: as empresas diversas tendem a ter melhores resultados financeiros e de mercado;
  • Melhor atendimento ao cliente: equipes diversas podem entender e atender melhor aos clientes e consumidores de diferentes origens e backgrounds;
  • Maior retenção de talentos: as empresas diversas e inclusivas tendem a atrair e reter melhores talentos;
  • Responsabilidade social: as empresas diversas e inclusivas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa;
  • Ampliação do Mercado: a diversidade pode ampliar o alcance do mercado, como atrair clientes e consumidores diversos;
  • Redução de riscos e erros: as equipes diversas podem ter a capacidade de identificar problemas e riscos que possam ter passado despercebidos por equipes homogêneas.

Como desenvolver diversidade e inclusão dentro da empresa?

A Diversidade e Inclusão (D&I) está no radar de muitas empresas, mas, infelizmente, muitas ficam apenas no discurso e não se desafiam a fazer mudanças efetivas. A pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências das Nações Unidas (ONU), ressalta essa afirmação. Dados apontam que 87% dos entrevistados dizem que as empresas têm o desejo de serem reconhecidas por valorizar a diversidade. Contudo, apenas 60% dizem desenvolver programas efetivos de inclusão.

Confira boas práticas para construir um time e cultura organizacional diversa:

  • Conheça o contexto;
  • Avalie a realidade da sua empresa;
  • Estabeleça metas objetivas;
  • Tenha uma comunicação inclusiva;
  • Firme parcerias com quem também promove diversidade;
  • Elimine os vieses inconscientes dos processos seletivos;
  • Crie um ambiente inclusivo e seguro; 
  • Acompanhe as pautas de Diversidade e Inclusão.
Elisa Rosenthal, fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário

O Instituto Mulheres do Imobiliário é o primeiro grupo feminino do setor imobiliário, preocupado com a equidade de gênero em toda a cadeia produtiva. Atualmente, o IMI conta com 5 pilares principais de atuação, além dos grupos de networking que somam mais de 1.500 integrantes: AMAZONITA CLUBE: núcleo estratégico do grupo composto por uma seleção de empresárias, empreendedoras e altas executivas de algumas das companhias mais representativas do setor com atuação no Brasil; AMETISTA CLUBE: composto por uma seleção de proprietárias de imobiliárias de alta performance do setor, com atuação no Brasil; CAPACITA: Projeto idealizado a partir da necessidade de contribuir para a recolocação de Mulheres no mercado de trabalho e sua independência financeira, por meio de bolsas de estudos, treinamentos e apoio para a formação em TTI; SOMA: o evento anual exclusivo do IMI e PESQUISAS: núcleo de P&D do mercado. Saiba mais: www.mulheresdoimobiliario.com.br

Jhenyffer Coutinho, fundadora e CEO da Se Candidate, Mulher!

A Se Candidate, Mulher! é uma startup de recursos humanos especialista em conectar mulheres incríveis a empresas ou promovê-las dentro delas. A HRTech já impactou mais de 15 mil mulheres diretamente, promovendo projetos e ações afirmativas inéditas no mercado para atração e contratação das mulheres. Vencedora, por três anos consecutivos, do Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, na categoria “Startup de impacto social”.  Saiba mais: https://secandidatemulher.com.br/

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta