Futebol Brasileiro precisar saber como se profissionalizar para poder ser competitivo

Parece ser esse o recado que o Professor Dr. Ary Rocco leva em palestra sobre seu estudo acerca da profissionalização do futebol brasileiro, no SPFC

Dr. Ary Rocco Junior, docente pela Escola de Educação Física e Esporte da USP

Da Redação

No último dia 30 de março, o Professor Dr. Ary Rocco Junior, docente pela Escola de Educação Física da USP, apresentou sua pesquisa e estudo acerca da profissionalização do Futebol no Brasil e mostrou como funcionam os modelos SAF, S/A e Clube-empresa na sede do Departamento Assistencial do São Paulo Futebol Clube.

O público, basicamente sócios interessados no assunto, assistiu ao processo como se deu a pesquisa, sua abrangência entre os clubes brasileiros entre todas as Séries e, ouviu também as conclusões em que este belo trabalho mostrou, em detalhes, o que todo mundo já sabe, de que o Futebol Brasileiro, como instituição e estrutura, é ainda bem amador e deficitário para seus clubes.

Parece que a mística criada entre décadas de 70 e 80, de que o Brasil seria o “país do futebol”, ficava apenas nas conquistas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, até o tricampeonato em 1970, e entre seus craques, tendo o maior deles, Pelé, conosco.

Sim, e ainda que o Santos tenha brilhado nos anos 60, muito por causa de Pelé, os clubes brasileiros pouco brilharam no exterior até meados dos 90. E, mesmo depois de um grande êxito, inclusive do próprio SPFC, naquela década, voltamos ao fiasco, não temos o mesmo sucesso que os clubes europeus. O último grande título internacional importante de um clube brasileiro foi justamente de seu arquirrival Corinthians em 2012. Lá se vão mais de 10 anos em que vimos vários clubes brasileiros serem eliminados por times que, em outros tempos, não hesitávamos em dizer que golearíamos.

Dr. Ary apresenta em sua palestra os diversos modelos de gestão profissional do futebol

A pesquisa do Dr. Ary ocorreu entre 2021 e 2022, período em que estudou 131 clubes brasileiros para traçar um perfil do futebol administrado aqui e comparar com o que se tem feito em outras partes do mundo, especialmente na Europa.

O desnível apontado pelo estudo é enorme e as conclusões obvias, onde se vê claramente que quando algo é encarado e, principalmente, administrado de forma profissional, os resultados são excelência e lucratividade.

A palestra ainda mostrou como são e funcionam os modelos de negócio com os quais os clubes mais bem sucedidos do mundo estão sendo geridos e quais caminhos o estudo aponta como orientação para os clubes brasileiros.

O Dr. Ary fora convidado para dar palestra pelo Grupo Participação São-Paulina, interessados em trazer diversos temas relacionados à administração de um clube social e de futebol, de forma a abrir uma reflexão de quais caminhos e ações o clube precisa se concentrar para voltar a ganhar projeção, títulos e consequentemente ter um balanço financeiro positivo.

Discutir os rumos do esporte nacional e de como administrar para, além de buscar conquistas para seus atletas, trazer entretenimento ao público e gerar ativos sociais como empregos e serviços é, sem dúvida, uma ação fundamental para encarar os problemas de frente e avaliar quais as soluções que visem trazer resultados positivos, além de resgatar um orgulho nacional.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta