A importância de criar redes sociais verticalizadas

Marketing & Mercado

Oferecimento

A verticalização visa tornar as plataformas mais especializadas e segmentadas para um grupo específico de usuários

Imagem por HappyNati em Canva Fotos

Por William Costa

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram apenas uma ferramenta de publicação de conteúdo. Hoje, elas têm uma importância muito maior – podem ditar tendências, gerar interações significativas e trazer melhorias significantes para uma empresa, por exemplo. E uma das novas medidas visando ao maior sucesso com as mídias digitais é a verticalização das redes sociais. Trata-se do processo de tornar as plataformas mais especializadas e segmentadas para um grupo específico de usuários.  

Assim, em vez de um fluxo infinito de conteúdo aleatório, as redes sociais verticalizadas permitem que os usuários se conectem com conteúdo exclusivos, relevantes e considerados de qualidade para eles. Essa estratégia de segmentação tem sido adotada por várias plataformas, desde as menores, como o TikTok, Universo Literature Generator, até gigantes como o Facebook e o Twitter.  

Imagem por Urupong em Canva Fotos

A verticalização também tem a vantagem de tornar as mídias sociais mais fáceis, pois os usuários não ficam inundados com conteúdo que não lhes interessam. Quem gosta de videogames, por exemplo, pode se concentrar em conteúdo exclusivo da comunidade a respeito do tema, sem se preocupar com outros assuntos aparecendo em sua timeline. 

Além disso, a verticalização cria oportunidades para maior envolvimento com a plataforma, já que as pessoas têm um interesse comum ao se unirem a uma comunidade específica, na qual só entra quem quer (ou seja, é um nicho particular, e não um mar aberto de informações diversas).  

Essa maior interação também permite que as plataformas de mídia social se tornem mais lucrativas para os anunciantes, pois eles ganham a oportunidade de encontrar reunida uma espécie de perfil de consumidores, agrupada por um motivo comum.  

Há quem compare as redes sociais verticais com uma versão mais evoluída e aprimorada dos antigos fóruns de discussão online, que trabalhavam de maneira semelhante. Portanto, a medida é uma excelente opção para casos nos quais há um público-alvo bem definido. Um bom exemplo de rede social verticalizada é o LinkedIn. A plataforma reúne pessoas com um objetivo em comum: a vida profissional e os relacionamentos voltados a esse intuito.  

Imagem por metamorworks em Canva Fotos

Os anunciantes costumam ser empresas ligadas ao foco da rede e contratam os espaços diretamente com a plataforma, como os LinkedIn Ads. Ainda vale mencionar o exemplo de afunilamento do público com a verticalização. Caso dos grupos específicos criados no LinkedIn, uma subdivisão dentro do tema maior, em função de interesses profissionais variados.  

Toda essa segmentação, portanto, é favorável para o usuário buscar saber mais sobre e tomar decisões a respeito do assunto, aumentando a chance de compra de produtos anunciados. 

William Costa, criador da App Universo: Literature Generator, a nova rede social para amantes de literatura

Criado por William Costa, o App Universo: Literature Generator é a nova rede social para amantes de livros. O aplicativo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e está disponível para Android e iOS. A nova social reading traz títulos com insights dos escritores, bem como permite a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo de criação por qualquer usuário. Acesse: https://www.vemseuniraouniverso.com/ 

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta