Quem são seus clientes?

Cabe a você definir qual é a experiência que quer causar em seu cliente

Imagem por natasaadzic em Canva Fotos

Por Keli Anjos

Sabemos o quanto é difícil lidar com pessoas, e as pessoas possuem os mais diversos temperamentos possíveis e variados, por isso é sempre bom definirmos os nossos clientes internos e clientes externos.

Qualidade e excelência no atendimento seja interno ou externo, é primordial começar, desde um bom dia com um sorriso até uma solicitação mais complexa.

Clientes internos: são as pessoas que nos ajudam diretamente que trabalham dentro da companhia e que facilitam o seu dia a dia como, por exemplo: a copeira que traz aquele cafezinho gostoso, o porteiro que informa a presença de um visitante, o motoboy que realiza funções externas, pessoas do departamento de compras que disponibilizam os materiais de escritório quando necessários para execução de suas tarefas, a recepcionista que transfere as ligações e direcionam os visitantes, o TI que auxiliam no conserto dos computadores quando necessário, o diretor, o gerente e até os nossos colegas de trabalho, são os facilitadores do nosso dia a dia que possibilitam que trabalhemos em equipe, para um bom desempenho do trabalho.

Clientes externos: são pessoas que nos ajudam indiretamente, pessoas que trabalham fora da empresa, são os que compram nossos produtos ou que nos fornecem materiais de consumo para mão de obra, como por exemplo: fornecedores, clientes, prestadores de serviços, a secretária (o) do diretor de uma determinada empresa, ela é o seu cliente externo, pois ela auxilia no agendamento de uma reunião ou visita.

Ou seja, todos nós independentes o departamento e a função, temos clientes internos e externos e para melhor atendê-los, temos que ter sintonia no trabalho é necessário que todos se ajudem, pois assim é possível realizar um trabalho em equipe, um trabalho com excelência e qualidade no atendimento, seja ele dentro ou fora da companhia.

Imagem por Odua Images em Canva Fotos

Façamos como a Disney e o seu jeito de encantar clientes, lá o encantamento é tão grande que somos chamados de “convidados”, ou seja, quer melhor sensação do que ser um convidado na empresa, ter um atendimento VIP (Very important person)!

É esse conceito que devemos levar para atender as necessidades dos nossos clientes, encante-os, cative-os, conquiste cada cliente de uma maneira diferente e personalizada.

Considerações

Crie experiência: a experiência está ligada a emoção de cada pessoa. Quando temos uma experiência boa num determinado atendimento ou serviço voltamos e indicamos, no entanto, se a experiência for ruim, não queremos nem passar na porta.

E assim são as experiências que passamos na vida, boas ou ruins, mas cabe a você definir qual é a experiência que quer causar em seu cliente, seja ele interno ou externo.

Vivência: aprende e marca.

Foco no cliente!

Espero que tenham gostado.

Até uma próxima!

Imagem por filadendron em Canva Fotos

Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta