Exposição “Tempo & Memória” estará à mostra no Clube Paineiras do Morumby

Discutir questões relacionadas ao Tempo e a Memória é a proposta dessa exposição que acontece no Espaço Cultural do Clube Paineiras do Morumby a partir do dia 2 de agosto

Imagem de um relógio de DilokaStudio e de uma ampulheta ambas em Freepik sobre fundo azul em ondas de água suave com luz escura hiper-realista gerado por IA em OpenArt AI

Suas raízes no tempo, na história e na memória

O Clube Paineiras do Morumby promove anualmente inúmeros eventos socioculturais visando sempre propor um ambiente de melhor convívio social, cultural e familiar aos sócios e à comunidade. E neste espírito, a partir de 2 de agosto de 2023, o clube estará de portas abertas para mais uma grandiosa e conceitual exposição coletiva com a curadoria de Waldo Bravo, arte curador e educador do ateliê Contempoarte. 

A exposição reunirá obras de 29 artistas, em que apresentam suas visões singulares sobre tempo e memória. São artistas à procura de suas raízes no tempo, na história e na memória para expressarem e registrarem sua época. 

A toda hora falamos do tempo: “não senti as horas passarem”, “o ano passou muito rápido”, “o tempo corre”, “a hora não passa”. Todos nós, por meio de nossos sentidos, percebemos claramente as ocorrências de eventos situados na linha do tempo.

Da mesma forma, também sabemos que, por meio da memória, podemos nos conectar com o passado. Esses “lugares da memória” podem ser reconstituídos, recriados e revividos ajudando na formação de nossa identidade.

É tempo de expansão territorial, expansão de suportes e também de linguagens nos processos criativos dos artistas. Um tempo no qual tudo pode. Um tempo aberto à diversidade, com absoluta liberdade”, afirma o curador de arte Waldo Bravo, em seu texto de apresentação. “Na arte contemporânea, as incertezas fazem parte do nosso tempo, felizmente… São elas que estimulam os artistas na procura de novos rumos, enquanto as certezas são estéreis, inertes e acomodadas. Temos uma única certeza: sabemos que a arte, como ferramenta de questionamento, tem um imenso poder transformador na consciência de todos nós e, ao mesmo tempo, cumpre o papel de enriquecer a nossa existência”, detalha o curador.

Waldo Bravo, orientador e curador do Ateliê Contempoarte

Entre os destaques, claro, está a artista, escritora e colunista da Dolce Morumbi, Amanda Sanzi. Em sua obra, ela faz um convite ao espectador a acessar sua memória de infância, sua veia artística.

A artista cresceu em contato com a arte no ateliê de seu pai. E em suas melhores lembranças de infância, seu mundo era feito madeiras, bambus, cestos, cúpulas, folhas, tornos, bases, onde se divertia manuseando ferramentas, pincéis e tintas. Seu pai, hoje aposentado, foi artesão e designer de abajures. Comercializava suas criações em grandes lojas da região oeste de São Paulo, inclusive participando de produções que foram exportadas para a Europa na década de 80.

A obra “ABAJUR” traz a poética de Amanda Sanzi: “Os veios da base torneada deslizam como essência em minha veia, o linho da cúpula se faz aconchego em um ritual envolvente pelas formas orgânicas. Neste momento acesso memórias de infância. Por minha poética venho desconstruir para ressignificar, eternizar, memórias enraizadas por minha veia paterna. Veios fluídos aclarados com o dom da arte em minha alma”, discorre Amanda Sanzi.

Ao discutir questões relacionadas ao Tempo e Memória, o público terá, mais uma vez, a oportunidade de refletir sobre o tema, dessa vez, através da visão renovadora e provocativa de um grupo de artistas contemporâneos.

Nesta exposição, 29 artistas apresentam suas visões singulares sobre tempo e memória. São artistas à procura de suas raízes no tempo, na história e na memória para expressarem e registrarem sua época.”, complementa Bravo.

Participam da mostra: Amanda Sanzi, AnCarol, Andre Marques, Bia Black, Carmen Bravo, Cida Ornaghi, Eduardo Zabaleta, Fabí Mello, Guski, Isabela Marques, Ju Granja, Leila Lagonegro, Lia Fajer, Lúcia Rosa, Maria Cláudia Curimbaba, Nina Arbex, Patricia Purdie, Paula Jensen, Paulo Mattos, Priscila Stal, Rossana Jardim, Rosane Gauss, Simão Marques, Sônia Martinez, Suzanne Mabilde, Vicencia Gonsales, Wander Mazzotti, Yeda Sandoval e Zizi Pedrossa.

Obras de alguns dos artistas presentes na Exposição

Exposição “Tempo & Memória”

Local:
Saguão Social do Clube Paineiras do Morumby

Endereço: Avenida Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi – São Paulo – SP

Quando: de 2 a 13 de agosto de 2023 | Inauguração: 2 de agosto às 19h.

Curadoria e orientação: Waldo Bravo | Contempoarte

Entrada Livre

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta