CasaCor 2023 trouxe “Corpo e Morada” para sua casa, com afeto!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Afeto e cuidado é o que devemos ter em nossas relações com a mente, com o próximo, com o corpo, com a cidade, com o planeta e com o consumo porque afinal, tudo isso faz parte da nossa casa

Você sabe o que é tendência em decoração?

É a evolução do que conhecemos e que através dos tempos sofrem transformações que proporcionam cada vez mais conforto para nossas casas.

Para quem não conhece a CasaCor, é uma vitrine que mostra o que vai acontecer agora e nos próximos anos no setor. Não que tenha que destruir a sua casa para renovar a cada ano mais sim mostrando o que podemos incorporar para renovar este espaço tão sagrado para nós.

Este ano ela veio com o tema “Corpo & Morada”, para o qual entende que afeto e cuidado é o que devemos ter em nossas relações com a mente, com o próximo, com o corpo, com a cidade, com o planeta e com o consumo porque afinal, tudo isso faz parte da nossa casa.

Nesta edição contamos com muitos elementos naturais, formatos irregulares e formas orgânicas nos mobiliário utilizados para compor os espaços além de muitos acessórios, tapetes de sisal como também objetos em corda, sisal e cerâmica. Essa tendência também foi mostrada no seguimento de cerâmica e marmoraria onde revestimentos e porcelanatos seguiram esta tendência em tons terrosos e pedras naturais mostrando o resgate a natureza cada vez mais perto de nós.

Um ambiente que transmite muito bem este conceito é o espaço que o arquiteto Sig Bergamin desenvolveu para a marca de louças Deca, no qual tapetes felpudos, tons terrosos e muito verde nos trouxe essa sensação. Em quase todos os ambientes o verde estava presente assim como muita madeira natural nos mobiliários utilizados onde pode se notar a nobreza de cada uma delas.

A afetividade também esteve muito bem representada na forma simples em que foi apresentada em alguns ambientes dentre eles o de Marcelo Salum, através das cores utilizadas nas paredes fazendo fundo para um ambiente aconchegante com detalhes que foram dos criados mudos de madeira até a pedra em tom alaranjado da Cosentino, cujo a inspiração étnica africana também predomina no ambiente.

O resgate de pisos em tons naturais e amadeirados mostraram o antigo renovado em algumas padronagens, mostrando-o em formatos menores transmitindo sensação de aconchego ao caminharmos sobre eles fazendo uma casamento perfeito entre tapetes de formatos orgânicos de fibras naturais.

E por falar em objetos de decoração, tapetes em fibras naturais e geométricos, objetos em palha, corda e cerâmica foi um detalhe a parte.

Marcas do tempo também fazem parte do afeto de todos nós e podem conviver em qualquer ambiente de nossa casa. Foi o que mostrou Ricardo Caminada e Tota Penteado com peças de identidade. Objetos marcados pelo tempo contrastando aos tons naturais do ambiente. E você achou que ele também não fazia parte de tudo isso?

Os jardins e áreas externas vieram com muitos vasos em cerâmica natural ou desgastadas pelo tempo mostrando sua relação com o tempo e também foi mostrado que ele não precisa ser necessariamente verde. Essa foi a proposta do paisagista Ricardo Pessuto, que com um olhar renascentista trouxe um espaço onde seu jardim foi concebido com plantas desidratadas e objetos naturais convidando você uma reflexão sobre vida.

Hoje falei um pouquinho sobre esta que é a maior mostra de decoração, arquitetura, paisagismo e design da América Latina que, com tão pouco, você pode também transformar sua casa não apenas em uma morada, mas também em um espaço de vitalidade, razão e preenchimento na vida.

How about that? See you soon!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta