Por Keli Anjos
Pensar fora da caixa. O que essa frase diz para você? Como um colaborador pode se posicionar quanto a esta atitude?
O “pensar fora da caixa”, faz como que sejamos inovadores, pensando além do que foi esperado, fazendo além do que foi pedido.
São atitudes como esta que leva a uma carreira promissora, o mercado atual de trabalho exige atitudes inovadoras e criativas, sabendo que a concorrência é grande e a quantidade de pessoas que estão disponíveis para o mercado de trabalho também e aumentam a cada dia mais, ser inovador e criativo faz com que seja um diferencial.
Um profissional com esse espírito faz com que ele tenha várias formas de agir em determinadas situações do cotidiano, obtendo resultados diferentes a cada situação e trazendo resultados para empresa.
Líderes inovadores são eficientes para conseguir reduzir custos para companhia, pessoas com essas características são muito buscadas pelo mercado de trabalho, mesmo sendo uma característica positiva, em algumas empresas não permitem que o funcionário seja tão inovador, causando até mesmo uma desmotivação no colaborador.
Será que as empresas cultivam inovações? Criar um ambiente de trabalho criativo e inovador é o que todos esperam, mas não é algo fácil, depende do líder e da equipe também, todos devem colaborar para obter um ambiente saudável e agradável para se trabalhar.
Todos os dias devemos aprender com os erros, é claro que uma pessoa inovadora tem medo de errar sim, os riscos devem ser levados em consideração, porém não podem impedir de criar novas e melhores ideias.
Não podem existir vaidades quando um colaborador pensa fora da caixa, faça elogios aos seus colaboradores, aceite novas ideias, faça um debate criando um ambiente totalmente inovador.
Faça com frequência um “brainstorming”, novas ideias surgirão, aplique as sugestões, leve em conta todas as ideias, quando você é um bom líder, fica mais fácil à compreensão de todos e assim atingirão as metas solicitadas.
Porém deve-se pensar no orçamento do mês, de nada adianta ter excelentes ideias que custem uma fortuna, ideia boa é aquela que ajuda a empresa crescer, assim você cresce junto com ela.
Trabalhe com elogios, profissionais que pensam fora da caixa são raridades no mercado de trabalho, portanto, premiá-los pode ser uma alternativa de valorizá-los, um bônus em dinheiro, um curso, medalhas, folgas, horas flexíveis, tudo é válido o importante é premiar e isso incentivará novos colaboradores a contribuírem com novas ideias.
Vamos praticar, pense fora da caixa, crie novas ideias!
Um grande abraço.
Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!