Mindset empreendedor: o que isso tem a ver com o secretariado?

Quando falamos em empreendedorismo, logo pensamos no conceito mais amplo e conhecido da palavra, que remete à criação de um negócio

Por Maria Regina Souza

Quando falamos em empreendedorismo, logo pensamos no conceito mais amplo e conhecido da palavra, que remete à criação de um negócio.

Um olhar mais criterioso, no entanto, nos leva para além do contexto puramente econômico-financeiro que o envolve, para reconhecermos que todos nós somos empreendedores da nossa vida e de nossa história desde a mais tenra idade, quando vislumbramos oportunidades e criamos estratégias para atingir nossos objetivos, fosse para conseguir mais atenção da Mãe; ganhar um novo brinquedo; ingressar em um grupo específico da escola ou da sociedade; escolher a nossa profissão; planejar a carreira; casar-se; até que, adultos, nos percebemos envolvidos na busca incessante de novas estratégias a fim de alcançar o equilíbrio entre esses dois polos: o pessoal e o profissional.

Portanto, empreendedorismo não é só sobre ter um negócio próprio, isso é apenas uma das possibilidades, mas sim sobre aplicar as características fundamentais deste conceito para trilhar uma jornada de sucesso na vida como um todo.

Imagem de pressfoto no Freepik

Falando em carreira, estamos tratando aqui especificamente sobre o Secretariado. Queridas leitoras e queridos leitores, gostaria de iniciar esta conversa respondendo à pergunta do título deste texto, com uma frase dita por John F. Kennedy (35º. Presidente dos Estados Unidos): “a mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro”.

Muitos costumam pensar no Secretariado como uma profissão previsível e linear, com atividades pré-definidas e de pouca relevância. Mas, a perspectiva do mercado de trabalho mudou e o Secretariado acompanhou com muita competência essa mudança.

Desde que me apaixonei pela profissão aos 12 anos de idade, tenho testemunhado as transformações pelas quais essa profissão vem passando. Primeiro na condição de aprendiz e depois atuando efetivamente por mais de 35 anos como Secretária Executiva em vários níveis, ouso afirmar, sem medo de errar, que o Secretariado é uma das mais abrangentes, atuais, flexíveis, adaptáveis e indispensáveis profissões do mercado de trabalho. Contrariando todos os prognósticos negativos sobre sua extinção nas últimas décadas, ela cresce, se reinventa e se fortalece cada vez mais.

Nessa ciranda de transformações, do operacional ao estratégico; dos bastidores aos holofotes, novas competências frequentemente são introduzidas de acordo com a demanda do mercado. Uma delas é a capacidade de empreender.

O livro “Um novo olhar para o Secretariado” com o qual eu tive o privilégio de contribuir com o capítulo “Mindset Empreendedor”, falando um pouco sobre o tema, é um verdadeiro manual que aborda conteúdos extremamente atuais e relevantes, preparados por profissionais altamente gabaritadas. Uma ferramenta imprescindível para todos os profissionais de Secretariado, iniciantes ou experientes, que desejam alcançar alta performance em suas entregas profissionais, e também um guia prático para a jornada pessoal, desafiadora, que vivemos na atualidade.

Deixo aqui minha recomendação e o desejo de que sua leitura possa promover grandes experiências para vocês.

Maria Regina Souza é Secretária Executiva com mais de 35 anos de experiência assessorado executivos em vários níveis. Pós graduada em Assessoria Executiva pela UniItalo, graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Anhembi Morumbi, técnica em Contabilidade pela FECAP, tendo atuado como consultora de projetos para ONG e docente voluntária e coautora do livro “Um novo olhar para o Secretariado – mudanças e transformações”.

@mariaregina2700

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta