Quais são os primeiros sintomas que uma criança precisa apresentar que sugerem uma avaliação neuropsicológica infantil?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Uma avaliação bem realizada é primordial para definir o que está acontecendo com a criança

Imagem de Freepik

Uma criança que no processo de aprendizagem apresenta alguma dificuldade em adquirir o conhecimento básico em termos de leitura, escrita e/ou matemática, o que pode ser observado pelo professor e/ou os pais, instiga alguns questionamentos acerca do seu desenvolvimento. A avaliação neuropsicológica pode contribuir e muito para um diagnóstico assertivo do caso.

Quando os pais observarem que a criança apresenta dificuldades escolares como notas baixas, dificuldade na aquisição da linguagem, leitura e escrita, desatenção em aula, agitação, agressividade com colegas e queixas de professores, é recomendado procurar ajuda de uma Neuropsicóloga.

O baixo desempenho escolar é algo que chama atenção na fase de aprendizagem infantil. Este é um período de muitas descobertas, novos desafios, e que pode ser influenciado por fatores como o próprio ambiente escolar, a estrutura familiar, questões emocionais e cognitivas da criança, ou até mesmo relacionado a um problema de saúde que a criança esteja passando. Uma avaliação bem realizada é primordial para definir o que está acontecendo com a criança.

Publicidade Dolce Morumbi

A primeira fase da avaliação neuropsicológica é a anamnese, uma etapa fundamental para colher todos os dados e informações sobre o desenvolvimento e dia a dia da criança. O processo de anamnese é realizado com o próprio paciente, familiares, professores e profissionais de saúde que participam da vida da criança.

A anamnese deve ser bem detalhada, por isso busca entender informações desde a concepção, gestação, nascimento e desenvolvimento da criança para ajudar os pais a refletirem sobre o momento que começaram a perceber algo diferente.

Também é feita uma análise qualitativa para observar como a criança se comporta diante da avaliação. Geralmente, a criança chega apreensiva no consultório, sendo importante criar um ambiente acolhedor e deixá-la o mais à vontade possível. O intuito é observar o que de melhor a criança pode apresentar.

A partir desses dados são aplicados na criança instrumentos neuropsicológicos que permitem avaliar várias funções cognitivas e emocionais.

Com o resultado de toda avaliação é feita a devolutiva aos responsáveis com todas as orientações, possíveis diagnóstico, possibilidades de intervenções, dentre outros aspectos, com o intuito de colaborar com a melhora na qualidade de vida e com um bom desenvolvimento da criança.

Publicidade Dolce Morumbi

Quantos pais já se pegaram pensando o porquê a criança não aprende algo? Ou por que repete sempre o mesmo comportamento?

Somente a avaliação neuropsicologica vai explicar isto.

Através dela podemos em consultório descobrir os mais diversos casos: Autismo, Déficit de Atenção, Dislexia, Ansiedade, Depressão e a partir daí poder intervir adequadamente.

Gostaria de agendar uma avaliação?

Estou à disposição

Entre em contato no WhatsApp (11) 98546 2800

 

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta