Proatividade é atuar no presente para intervir no futuro

Uma pessoa proativa possui um comportamento que preza pelo planejamento e por se antecipar às necessidades que podem surgir

Imagem por Tero Vesalainen em Canva Fotos

Por Keli Anjos

Pessoas positivas estão sempre prontas para agir para se dedicar ao próximo, projetos e eventos futuros. Estão sempre se antecipando às necessidades e possíveis consequências ou problemas rotineiros.

Ser uma pessoa proativa te abre muitas portas, pois você se antecipa aos fatos, se um proativo tem de comparecer a um evento fora da cidade, ele se antecipa em tudo, desde a reserva de hotel, passagens, roteiros de viagens a um cronograma completo para que tudo dê certo no evento, antes, durante e depois.

Além de uma excelente oportunidade para fazer o seu próprio networking, neste processo provavelmente vai perceber que precisa de cartão de visita, material de sua empresa e roupas descontraídas para um momento de lazer ou passeio pela cidade.

Uma pessoa proativa, sempre tem uma caneta para emprestar, um band-aid ou um analgésico para doar. É o tipo de pessoa que você sempre procura quando precisa de qualquer coisa; é também uma pessoa que é escolhida para gerenciar um projeto, treinamentos ou liderar grupos. É organizado, pontual e respeitado pelos colegas e superiores.

Qual o segredo para ser proativo? Como é estar sempre preparado para eventuais situações? Segue algumas dicas para ser uma pessoa proativa.

Imagem por Vadym Stepanchuck em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

Planejamento

O proativo busca sempre se planejar. Estar atento a detalhes e a todos, para registrar futuros compromissos, reuniões e atividades e se antecipar aos fatos.

Checklists

Pessoas proativas tem sempre uma lista de tópicos que devem ser checados, como viagens, ligações, eventos corporativos etc.

Metas

Proativos se organizam por meio de metas e prazos, e os acompanham registrando seus resultados.

Planejamento a longo prazo

Proativos sabem que nunca é cedo para planejar as coisas, mas planejar tarde demais pode causar problemas. Um exemplo clássico é o Titanic: se tivesse manobrado o navio assim que o iceberg foi percebido, aquele acidente terrível poderia não ter acontecido.

Atitude

Embora possamos contar com a ajuda de ferramentas e técnicas que aprendemos em cursos ao longo da vida, o primordial é ter atitude.

Atitude tem que ser cultivada e desenvolvida e começa com pequenas rotinas diárias, como decidir o que vai vestir, comer etc. Ao acordar pense no dia pela frente e tome suas decisões, como a que horas vai sair de casa, qual caminho melhor para ia para o trabalho. Nos dias de hoje, na correria do dia a dia, nada melhor do que ser proativo e se antecipar aos fatos.

Imagem por Grady Reese em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

Proatividade significa agir com antecedência. Atuar no presente para intervir no futuro. Então vamos seguir as dicas citadas acima e pensar adiante!

Planeje bem o seu dia, use seus checklist e avalie seus resultados.

Seja proativo!

Um grande abraço,

Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta