O verdadeiro significado de “dar conta de tudo”: equilíbrio e prioridades na vida da mãe

A agenda se torna nossa aliada, as listas são nossas companheiras e a organização diária se transforma no alicerce para uma vida mais leve e produtiva

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Media Photos em Canva Fotos

Por Mayra Miguez

Mamãe,

Você com certeza já deve ter escutado a expressão “dar conta de tudo”, mas o que ninguém fala é que isso não significa fazer tudo e abraçar o mundo, afinal, sabemos que o mundo é grande demais para caber nos nossos braços. 

Na verdade, dar conta do seu tudo é um conceito muito mais real e alcançável do que podemos imaginar.

A verdade é que é possível ter tempo para si, para o trabalho, para o marido, para os filhos, desde que a gente entenda como equilibrar os papéis da vida. E, para alcançar esse equilíbrio, precisamos aprender a identificar o que não devemos aceitar e o que realmente vale a pena abraçar.

A sobrecarga não precisa ser uma constante na vida das mães. Podemos sim ter tempo para tudo o que é importante, e a chave para isso está em alguns artifícios simples, mas poderosos. 

A agenda se torna nossa aliada, as listas são nossas companheiras e a organização diária se transforma no alicerce para uma vida mais leve e produtiva.

Sei que, como mãe, a rotina é intensa e desafiadora, mas cada desafio pode ser encarado de forma mais tranquila quando compreendemos o verdadeiro significado de dar conta do seu tudo

Imagem por Kaspars Grinvalds em Canva Fotos

É como uma dança harmoniosa, onde cada passo é importante, e o equilíbrio é a chave para não perdermos o ritmo.

Acredite, mamãe, você é capaz de administrar cada papel que desempenha. O segredo está em aprender a direcionar suas energias para o que realmente importa e deixar de lado o que apenas adiciona peso desnecessário à sua jornada.

Mas a grande questão que fica é, como descobrir o seu tudo?

Uma dica prática é criar uma lista de prioridades e valores pessoais. 

Aqui está um passo a passo simples:

Reflexão:

Reserve um tempo tranquilo para refletir sobre o que é mais importante para você na vida. Pergunte a si mesma: O que realmente me traz felicidade? Quais são os meus valores fundamentais?

Lista de Prioridades:

Anote em uma folha as principais áreas da sua vida, como família, carreira, saúde, lazer, desenvolvimento pessoal, entre outras. Em seguida, classifique essas áreas de acordo com a importância que têm para você.

Imagem por Studio Roman em Canva Fotos

Identificação do Seu Tudo:

Destaque as três principais áreas que você considera fundamentais para a sua felicidade e satisfação. Essas são as áreas que representam o seu tudo, aquilo que merece a sua atenção e dedicação prioritárias.

Estabelecimento de Metas:

Com base nas áreas destacadas, estabeleça metas específicas e realistas para cada uma delas. Pode ser algo pequeno, como dedicar 15 minutos diários para um hobby, ou algo mais amplo, como avançar em sua carreira.

Revisão Regular:

Periodicamente, reserve um tempo para revisar suas metas e ajustá-las conforme necessário. A vida está em constante mudança, e suas prioridades podem evoluir ao longo do tempo.

Lembre-se, você é incrível e merece viver uma vida equilibrada e realizadora.

Mayra Miguez | Mamãe SuperprodutivaAutora do livro “Mamãe superprodutiva” (Literare Books International), administradora de empresas, especialista em produtividade.

@mamaesuperprodutiva

Colaboração da pauta:

Literare Books International

Débora Luz | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta