Os aromas da sua casa!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Você já pensou que sua casa pode ativar seus sentidos?

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Sabia que, através da decoração, nossa casa também pode nos remeter a memorias ou situações que passamos em nossas vidas, quaisquer que sejam, ativando os sentidos do corpo humano?

Quantas vezes você já entrou em uma casa e o cheiro de alguma coisa fez com que lembrasse de uma situação ou de uma pessoa que em algum momento estava próxima de você?

O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Os sentidos têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.

Quantas vezes você entrou em uma cozinha e sentiu o cheiro de café ou pudim recém colocado na mesa que lhe trouxe a lembrança de alguma cena familiar?

Eu mesmo certa vez fui a um cliente ver como havia ficado o projeto da cozinha dele e ele me trouxe um pudim de leite condensado que no mesmo momento me fez lembrar da minha prima Beth de Porto Alegre.

Sua casa tem essa função. Talvez o paladar e o olfato sejam as percepções mais comuns quando se entra, seja através da cozinha, o cheiro dos quartos e banheiros, pois ela traz às pessoas lembranças através de seus aromas.

Certa vez em minha casa mesmo, uma funcionária perguntou o que tinha no meu banheiro porque ela achava o cheiro gostoso. No momento, nem mesmo eu sabia a marca do que estava usando e por conta de já estar acostumado nem sentia mais, mas ela adorava.

Para quem gosta de plantas ou dispõe de espaço para ter um jardim com variedades de plantas e flores, poderá observar o quanto o aroma se diferencia um do outro e que outros sentidos serão despertados por ele pela visão ou audição, pois para quem tem o privilégio de ter uma varanda ou mesmo uma sacada no apartamento poderá, além de decorar com mesas e cadeiras ou apenas bancos e puffs, poderá apreciar o som dos pássaros que podem vir e apreciar pela visão, as mudanças pela plantas que estão dentro de seus vasos e jardins.

As casas têm o poder de nós remeter às mães que geralmente são as que a administraram em nossa infância e que no futuro passam a ser as avós que irão passar essas memórias afetivas para os nossos filhos, através dos sentidos para captar essas informações e receberem esse estímulo.

Quantas vezes também teve a sensação de conforto em algum lugar, mesmo em seu quarto em que precisou tocar o lençol ou a colcha para sentir essa sensação?

O tato é o sentido responsável por captar estímulos, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura, maciez dos tecidos, percepção das texturas e, assim, percebermos o mundo à nossa volta.

Paredes com volumetria, rugosidade em superfícies como a madeira, a aspereza nas pedras fazem parte deste sentido que também nos faz sentir as sensações de frio e calor.

Como pode ver, sua casa pode conectar você às pessoas com quem convive para muito além de sua decoração. Memórias e suas referências de vida estarão sempre nela transmitida de alguma forma.

See you soon!

Fotos das galerias cedidas por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta