Resiliência como um dos desafios do empreendedorismo

O primeiro desafio do empreendedor é reconhecer que precisa trabalhar muito e amar o que faz

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Photo Schmidt em Canva Fotos

PorJuliana Souza Pires

A resiliência é uma das qualidades master a ser desenvolvida para que tudo dê certo.

O que significa ser uma pessoa resiliente?  A palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Trazendo esse conceito para o empreendedor, significa que você terá muitos desafios, mas terá que enfrentá-los com sabedoria, equilíbrio, e de forma leve.

Como empreendedor você irá fazer tudo sozinho, mas dependerá de terceiros e lidará com pessoas o tempo todo.

Imagem por Peshkov em Canva Fotos

Se você vai empreender, é você quem vai comprar o material e manter estoque. O desafio de encontrar preço bom, entrega no prazo e qualidade dos produtos vai influenciar a entrega do seu produto ou serviço.  Mas o que na teoria é fácil, na prática nem sempre é. Existem os contratempos e o estresse, então o empreendedor resiliente enfrenta os desafios sem perder a cabeça, sem se alterar. Ele tem a capacidade de se flexionar e resolver problemas com habilidades. Não deu com A, vai com B.

Também você tratará diretamente com o cliente. E cada cliente uma persona. Você terá clientes de todos os tipos e gênios. Alguns serão maravilhosos, receptivos, educados outros exigentes, ásperos, mal-humorados. Mas todos serão seus clientes. E o cliente é o patrão do empreendedor, porque é ele que te paga. O empreendedor resiliente vai aprender a lidar com cada um deles.

Imagem por Peshkov em Canva Fotos

Uma vez uma cliente surtou comigo porque não foi atendida na hora e da forma como ela havia solicitado. Esbravejou e falou horrores com dedo apontado para mim. Eu sou ser humano, claro que a vontade é revidar. Mas a resiliência me fez ouvi-la até que ela se acalmasse. Eu apenas proferia palavras baixas e suaves. Daí percebi que essa mesma cliente estava com dificuldade para chamar um motorista de aplicativo e nós morávamos na mesma direção. Sim, eu ofereci uma carona e a levei para casa. Quebramos o clima, não falamos do problema, conversamos sobre outros assuntos. A resiliência me ajudou a manter a cliente e fidelizar.

Então não importa o desafio ou problema, supero-o com resiliência.

Juliana Souza Pires é formada em economia, administração de empresas e gestão de pessoas. Com uma carreira profissional de 30 anos, dos quais nos últimos 8, dedica-se na gestão de Salão de Beleza. Tem 50 anos, é casada, mãe de dois filhos, uma empreendedora por amor e assina também a coluna Dolce Beleza , confira!

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta