Não gostamos nem um pouco quando alguém nos aponta um erro ou defeito; ao contrário, preferimos facilmente apontar os defeitos e erros dos outros
Por Antônio S.F.
Se perguntarmos a qualquer pessoa em qualquer sociedade do mundo o que eles mais desejam, ouviremos respostas semelhantes: mais tempo de lazer, viagens, melhores salários e oportunidades, mais segurança e paz, maiores e melhores momentos de descontração com familiares e amigos, boa saúde… então, se almejamos o mesmo, o que nos separa?
Por muito tempo pensei que era a fragmentação de nossa consciência provocada pela dominação de um grupo humano sobre o outro. Tínhamos inúmeros exemplos: grupos de preferências políticas, preferência de time, preferências religiosas, preferências de crenças, preferências étnicas e culturais etc.
Mas olhando de perto, atentamente à nossa natureza humana, vamos perceber que somos dominados pelos nossos próprios desejos, medos e carências (materiais ou afetivas) que distorcem nossa percepção sobre nós mesmos e sobre os outros. Pode chamar isto de vício de percepção ou um problema de autoconsciência, como queira.
A cooperação, o compartilhamento de informações e o esforço mútuo levou o homem a grandes empreitadas, progresso, sobrevivência e, até certo ponto, a dominância sobre o meio ambiente hostil a seu favor. Mas o nosso vício em perceber os nossos próprios erros de julgamento e fraquezas nos divide. Nos produz travas. Não reconhecemos em nós mesmos os mesmos vícios que facilmente enxergamos nos outros.
Minha mãe tinha um velho dito (adoro os velhos ditados) que expressava quando a ocasião se apresentava: “Ninguém consegue enxergar sua própria corcunda; precisamos que os outros o façam”.
Porém não gostamos nem um pouco quando alguém nos aponta um erro ou defeito; ao contrário, preferimos facilmente apontar os defeitos e erros dos outros, ou olhar com desdém para a feia corcunda alheia, esquecendo que temos a nossa própria. Nos falta humildade portanto para que possamos ser mais unidos.
Antônio S.F. é morador da região do Morumbi, Vila Sônia e Vila Andrade
Pedido de Apoio
Se você entende que a criação de novas Subprefeituras para administrar recursos de forma mais precisa e eficaz, diante do crescimento exponencial da cidade, podendo trazer à nossa população e todos os bairros vizinhos mais segurança, limpeza, iluminação, conservação, cultura, saúde, urbanismo, lazer e conforto, por favor, assinem esta solicitação clicando neste link.
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!