Como a literatura ajuda a aprender palavras novas?

Na história de um mamífero com soluço, a escritora Mari Bigio e a ilustradora Joana Lira brincam com rimas e desenhos coloridos para ensinar novas palavras às crianças

Design Dolce sob imagem de Eiko Tsuttiy em Canva

Cordel para aprender e brincar com um peixe-boi

Versos rimados, ilustrações de bichos da fauna brasileira, brincadeiras com palavras, amizade, superstição e um grande soluço. São esses elementos apresentados no livro Solução do peixe-boi, uma história em formato de cordel escrita e ilustrada, respectivamente, pelas pernambucanas Mari Bigio e Joana Lira.

Neste lançamento, publicado pela VR Editora, o leitor vai acompanhar um peixe-boi que está enfrentando um soluço que parece não ter fim. Sem perder a esperança, o animal conta com a ajuda dos amigos da floresta: garça, cobra-d’água, paca, jacaré, tainha, sapo e até um ratinho, que tentam encontrar um jeito de salvá-lo.

Prender a respiração, tomar água, comer farinha, colocar algodão na testa e até dar três tapinhas na nuca. Cada dica que recebe o mamífero aquático põe em prática, mas o soluço não cessa. Até que o pequeno rato tem uma simples ideia: como em muitos ditos populares, ele resolve dar um susto no amigo. Será que isso ajuda?

Mais uma superstição
Tentativa de ajudar
Farinha seca na boca
E água para ele tomar
Prendeu a respiração
Com muita sofreguidão
Sem que fosse adiantar.

(Solução do peixe-boi, p. 9)

Design Dolce sob imagem de FamVeld em Canva

Para além da história bem-humorada e desenhos cativantes com cores fortes que representam a cultura pernambucana, a obra ainda conta com um glossário para que o leitor aprenda 21 novas palavras, destacadas no texto. Mais do que um livro que exala regionalidade recifense, Mari Bigio mescla uma escrita de duas facetas – literatura de cordel e conto cumulativo –, que possuí repetições de ações e falas que se somam ao final da narrativa.

Solução do peixe-boi também ensina ao público a nunca desistir dos próprios objetivos mesmo em meio a situações difíceis, pois, muitas vezes, a resolução de um problema é mais simples do que parece. Ideal para crianças e adultos em fase de alfabetização, este livro proporciona um aprendizado leve e divertido para todas as idades.

Divulgação

Solução do peixe-boi

Autora: Mari Bigio

Ilustradora: Joana Lira

Selo: VR Editora

ISBN: 978-85-507-0489-0

Edição: 1ª edição/2024

Gênero: Literatura infantojuvenil

Idade recomendada: 6 anos ou mais.

Formato: 17 x 31 cm – brochura – 32 páginas

Preço: R$ 64,90

Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

Mari Bigio | Foto por Lara Valença | @laravalencan

Mari Bigio é nascida em Recife – PE. Multiartista, ela realiza uma variedade de atividades: escreve, conta histórias, canta e é radialista. Em parceria com sua irmã, a musicista Milla Bigio, faz parte do projeto Cordel Animado, um espetáculo voltado para crianças. Em 2021, foi agraciado com o prêmio de “Melhor Música” na categoria infantil do Festival de Música Rádio MEC. Com mais de quinze livros publicados e uma coleção de cordéis escritos, ele compartilha seu trabalho no canal Cordel Animado, no YouTube.

Instagram: @marianebigio
YouTube: Cordel Animado

Joana Lira | Arquivo pessoal

Joana Lira, também natural do Recife, é uma pernambucana apaixonada pela dança que vive em São Paulo desde 1999. No entanto, as verdadeiras paixões residem nas artes visuais, onde ela demonstra uma habilidade singular em brincar com imagens. Seu trabalho abrange uma variedade de suportes, desde murais urbanos até logomarcas e objetos de decoração. As criações da artista já foram exibidas em exposições tanto no Brasil quanto no exterior. Contudo, para Joana, o aspecto mais significativo de próprio trabalho é a capacidade de ser uma ferramenta de transformação e melhoria na vida das pessoas.

Instagram: @joanalira
Site: www.joanalira.com.br

A VR Editora está no Brasil há quase 25 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Em 2008, com a entrada da coleção Diário de um Banana – um sucesso de vendas em pouco tempo –, a VR Editora tornou-se inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil. Apresenta aos pequenos leitores temas importantes da atualidade por meio de premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros.

Instagram: @vreditorabr
TikTok: @vreditorabr
Site:
https://www.vreditora.com.br/

Colaboração da pauta:

LC Agência de Comunicação

Dielin da Silva | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta