Crianças e jovens também sofrem de ansiedade

Associação Médica Americana aponta que um em cada dez jovens entre 5 e 24 anos apresenta pelo menos um sintoma de ansiedade, conduta ou depressão

Imagem de Freepik

Vamos falar de ansiedade infantil e juvenil?

Um estudo de janeiro desse ano da Associação Médica Americana aponta que um em cada dez jovens entre 5 e 24 anos apresenta pelo menos um sintoma que seja de ansiedade, conduta ou depressão. A pesquisa foi feita com base nas informações do banco de dados internacional Global Burden of Disease (GBD), com 159 países, e estima que cerca de 293 milhões de crianças, adolescentes e jovens adultos sofrem algum transtorno mental.

Nas faixas mais novas de idade (5 a 9 anos e 10 a 14 anos), a incidência de casos é de 7%, mas as ocorrências entre os grupos de idade acima (15 a 19 anos e 20 a 24 anos) dobram, chegando a 14%. Ainda conforme o estudo, a baixa incidência de casos nas idades mais novas, comparado às demais, mostra que as principais ações de prevenção e cuidados com a saúde mental devem acontecer na infância e adolescência.

Observando que as crianças começam a conviver desde cedo com sentimentos de difícil expressão, como a ansiedade, a pedagoga Fernanda King, fundadora da Escola Petit Kids, escreveu o livro infantil “A bailarina e a flor” (Editora Appris, 2024), para ajudar crianças a lidarem com emoções negativas e como os pais podem ajudar.

É normal a criança sentir ‘frio na barriga’ quando vai subir ao palco para participar de uma peça ou apresentar um trabalho na sala, explica Fernanda: “Crianças pequenas já sentem ansiedade e o livro aborda essas e outras questões importantes, como a participação ativa da família na vida dos filhos. Isso inclui presença, amor e muito acolhimento.”

A história é sobre uma menina que vai participar de uma apresentação de balé na escola, mas não consegue parar de pensar no que vai acontecer no grande dia. Mesmo com ela se preparando muito, chega o dia da apresentação e as coisas não saem como o esperado. Diante de uma situação imprevista, a pequena bailarina enfrenta o desafio de se superar e fazer o espetáculo.

Essa é a chave para apoiar os filhos, reforça Fernanda: “Pais que criam vínculos amorosos com a criança desde o nascimento são decisivos na formação de indivíduos socialmente equilibrados.”

Divulgação

A bailarina e a flor

Autora: Fernanda King

Ilustração: Lya Alves

Revisão: Arildo Junior / Nathalia Almeida

Editora: Appris, 2024

Formato: 32 páginas

@editoraappris

O lançamento do livro acontece em 14 de março (quinta-feira)
na Livraria da Vila (unidade Lorena), às 19h.

Local: Livraria da Vila – Lorena

Quando: 14/03, às 19h

Onde: Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista (São Paulo – SP)

Fernanda King é Pedagoga com pós-graduação em Desenvolvimento Infantil, tendo formação especializada em educação infantil na Itália (metodologia Reggio Emília) e Argentina, é diretora e fundadora da Escola Infantil Petit Kids. Apesar de ter começado sua carreira como publicitária, profissão que trouxe essa carioca para São Paulo, a maternidade a fez mudar de profissão. Abriu sua própria escola em fevereiro de 2015 com o propósito de educar sua filha de forma mais humanizada. Daí passou a estudar a nova área, se tornando além de mantenedora escolar, uma diretora engajada na busca de uma forma de educar afetiva e acolhedora.

Colaboração da pauta:

Betini Comunicação

Bartira Betini | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta