Insônia infantil ou falta de rotina de sono?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

A insônia infantil pode também ser causada por estresse ou ansiedade e por este motivo a criança precisa ter uma rotina

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Desing Dolce sob imagem de PIKSEL em Canva

Hábitos de sono saudáveis começam na infância. O sono apoia o desenvolvimento da criança e permite que ela tenha a energia diurna necessária para realizar todas as suas atividades com energia, foco e concentração.

Cerca de 20% a 30% das crianças têm dificuldades em adormecer e em manter o sono e, na maioria dos casos, estes problemas estão relacionados com o comportamento da criança e não com uma condição médica subjacente, seria o que chamamos de Insônia Infantil Comportamental que é causada por maus hábitos de sono.

A iniciação do sono e a habilidade para adormecer são geralmente causados por uma série de circunstâncias biológicas e comportamentos de aprendizagem. O organismo tem que estar preparado para dormir, formando hábitos, para que o corpo possa se preparar para dormir, facilitando por sua vez o descanso da criança. Às vezes os problemas da insônia infantil acontece no meio da noite. Por isso é importante que a criança tenha um plano e esteja preparada para adormecer por si mesma.

A insônia infantil pode também ser causada por estresse ou ansiedade e por este motivo a criança precisa ter uma rotina. Ela pode se sentir incômoda por problemas familiares, ansiedade por uma separação ou medos da infância. Esse tipo de insônia aparece normalmente de repente e pode ser produzida transitoriamente por fatores pessoais, familiares ou sociais. Nessas circunstâncias, a criança mostra ansiedade pela resistência ao sono. Também pode acontecer se teve um dia excitante, pois o sono significa deixar de lado a diversão. Os pesadelos podem ser também um problema. Nesse caso, é importante apoiar a criança e conversar com ela sobre seus medos.

Design Dolce sob imagem de SB Arts Media em Canva

O tratamento tem como objetivo encontrar a raiz da ansiedade e mostrar como a criança deve superá-la.

Que podemos fazer em casa para ajudar uma criança com insônia a superar os problemas que enfrenta?

Estabelecer rotinas: é importante estabelecer rotinas para dormir. Siga sempre os mesmos passos e tente que essas rotinas não sejam alteradas aleatoriamente. Este processo baseado em técnicas comportamentais é importante para que a criança possa ajustar o relógio biológico, regule os ritmos vitais e controle o sono.

Jantar leve: faça um jantar leve que seja fácil de digerir. Tente evitar as comidas com açúcar, pois elas podem proporcionar energia à criança. Evite também qualquer alimento com cafeína, como café, chá ou refrigerantes.

Proibir os jogos antes de ir para a cama: os jogos podem excitar demais a criança.

Dormir cedo: uma criança deve dormir entre 9 e 10 horas diárias. Um bom horário para deitá-la é as 8 da tarde. Coloque na cama algo de que a criança gosta, para que possa dormir com isso. Dessa forma, ela vai se acostumar a associar esses objetos com o sono. Confira se que a criança se sente confortável na cama.

Imagem de Freepik

Leia uma história com a luz acesa ou em um ambiente silencioso: prepare a criança para dormir e fale baixo para ela relaxar. Sempre evite o excesso de agitação. Quando você sentir que a criança está confortável, saia do quarto.

Certifique-se de que o quarto está escuro e silencioso: manter o quarto escuro é importante para combater a insônia infantil. O relógio biológico está influenciado pelas condições ambientais. Quando está tudo escuro, o cérebro nos indica que é hora de dormir, enquanto a luz revela que temos que estar acordados. Se a criança começa a chorar, não entre no quarto imediatamente. Espere uns minutos antes de ir acalmá-la. Quando ela se tranquilizar, saia do quarto.

Não fique nervoso(a) ou frustrado(a): isso requer paciência, mas é importante manter uma rotina para que a criança possa adormecer por si mesma. Se a criança se levantar, leve ela de volta para a cama sem se alterar.

Se os problemas persistirem com rotina e organização, é ideal procurar o pediatra e Psicóloga infantil para maior investigação e tratamento adequado.

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.

Acompanhe a Cynthia também pelo Instagram:
@crescendoeacontecendo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta