O design como alta costura na sua casa!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Vamos falar do que está na moda no design?

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Divulgação Expo Revestir

Revestimento como revestir, cobrir, vestir, seja ele piso ou parede, em que um dado momento trocamos por necessidade ou simplesmente para dar uma cara nova a algum espaço.

Semana passada, entre 19 e 22 deste mês, aconteceu a Expo Revestir 2024, algo como a São Paulo Fashion Week da construção, onde são lançadas as tendências para este ano e as novidades do setor.

Atualmente existem inúmeras opções de revestimentos para decorar um ambiente. Pode ser uma parede, um piso ou o teto, para o qual se usa muito vinílico, ou outros materiais com algum outro detalhe que esteja no projeto como é o caso das pedras e porcelanatos em formas orgânicas.

Além de revestimentos, teve também estandes com novidades no setor de eletroeletrônicos para cozinhas e na linha de metais com peças assinadas por designers conhecidos.

Com o avanço da tecnologia podemos contar com vários tipos de tamanhos, volumetrias, espessuras, estampas diversas e cores, além de diversas padronagens e que copiam perfeitamente materiais vindos da natureza que chegam a confundir uma pessoa que esteja familiarizado, após serem aplicados em um ambiente.

Para que se entenda um pouco mais, alguns revestimentos são lançados no setor varejista em larga escala, assim seu preço torna-se mais acessível, e há outros destinados a lojas mais especializadas em que você não verá seu piso, revestimento ou acabamento na casa de qualquer pessoa.

Neste caso, se paga um pouco mais caro para ter um produto exclusivo, e se você não falar de onde veio, ninguém que for à sua casa e gostar, saberá sua origem. Isso diferencia aquele produto dos que são destinados aos Home Centers, que podem ser encontrados em qualquer rede.

As empresas estão investindo cada vez mais em produtos recicláveis, o que a natureza agradece, inclusive com revestimentos e além de outros itens fazendo com que o custo chegue muito mais acessível ao consumidor.

No caso dos porcelanatos que são mais utilizados hoje em dia, seu tamanho pode variar desde a uma peça pequena de 10×10 cm até acima de 1.20×2.70 metros, sendo estes tamanhos maiores muito usados para revestir grandes espaços de paredes, pisos, bancadas ou até mesmo lareiras.

Para estes, exige-se uma mão de obra mais especializada. Em acabamentos relacionados à marcenaria, contamos com o lançamento de diversas lâminas coloridas com a proposta de novas cores e aquelas que, através da tecnologia, imitam a padronagem de pedras naturais, que somente tocando ou chegando muito perto, você percebe a diferença.

Entre as empresas, destaco algumas que me surpreenderam pelos produtos apresentados na feira e também porque também acredito que tenham o preço mais acessível ao consumidor do que outras marcas. A Tramontina, por exemplo, causou muito “frisson” entre as mulheres por estar lançando uma linha de geladeira que pode ser revestida com o mesmo material dos armários ficando escondida. Ótima opção para quem mora em espaço mais compactos e não gosta dela exposta e assim estar integrada no ambiente sem chamar atenção. E um conceito já muito conhecido em outros países, mas notado agora pelos brasileiros que antes só o conheciam em projetos de alto padrão, mas que agora estão se tornando mais populares.

Outra empresa que me chamou bastante a atenção foi a Fani Metais, há três décadas atuando no segmento de metais e acessórios para banheiros, lavabos, cozinhas, área de serviço e áreas externas, este ano fez parceria com designers, como Bruno Faucz, e o estúdio LLatoog para desenvolver produtos para um público maior, mostrando que design é para todos.

Como você pode ver, todos os anos temos vários lançamentos do setor para simplificar nossas vidas e deixar sua casa sempre fashion.

See You Soon!

Imagens e vídeos cedidos por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta