Ser um ícone e a protagonista e não apenas coadjuvante
Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Por Keli Anjos
O profissional de secretariado tornou-se uma função estratégica. Por isso somos o braço direito do chefe. Somos coautores das tarefas diárias.
Hoje o perfil mudou. O profissional de secretariado se envolve em todas as áreas da empresa, visando sempre ajudar e fazer melhorias.
O profissional de secretariado tem que estar melhor adaptado às novas tendências do mercado; tem que estar atualizado com notícias, com tecnologias, lifelong learning – aprendizado constante.
Fazer parcerias de serviço, troca, ou “combos” de serviços. Ex.: a secretária que é prestadora de serviço, que trabalha em casa home office, pode trocar o serviço dela por algum outro tipo de serviço.
Prestadoras de serviços: deve ser o braço direito do gestor e atingir resultados. A secretária tem que se planejar e sempre estar à frente de tudo, pois é nela que se deposita total confiança do executivo.
Temos que alimentar o gestor com informações atualizadas, ir além do esperado, ficar de olho em todas as notícias.
Ser um ícone e a protagonista e não apenas coadjuvante. Deve ser admirada(o).
Empreendedorismo: ter a autonomia de um empreendedor, acompanhar metas, fazer apresentações, buscar sempre mais conhecimento.
Qualidade no trabalho: buscar a excelência no seu trabalho e tudo o que fizer, fazer bem-feito, ir além das expectativas e entregar além do esperado.
Administrar melhor o tempo: isso é algo que muitas pessoas enfrentam dificuldades, pois não conseguem administrar o próprio tempo. Existem inúmeras dicas, mas em primeiro lugar, você precisa organizar o seu dia, listar suas tarefas, dar prioridades e executá-las e saber quais delegar e para quem.
Qual a minha marca pessoal?
Deixar uma marca pessoal, ser lembrado, ter autonomia no trabalho, ter coragem para assumir riscos devem ser usados ao seu favor. Devemos estar atentos à oportunidades e se estar sempre preparada(o) para a carreira. Busque o novo ou seja o novo, mas nunca perca a essência, nunca deixe de ser você e não deixe de sonhar e correr atrás dos seus sonhos! Idealize e realize-os, não os deixem apenas no papel.
Desde sempre ouvimos falar em igualdade entre os gêneros, homens e mulheres trabalhando na mesma função e recebendo o mesmo salário, sem discriminação e nem diferenças, que sabemos que ainda existem muitas no mercado de trabalho.
Quando você decide se transferir para outra atividade, você precisa muito do apoio dos familiares. Por exemplo: você como profissional atuante no mercado, decide escrever um livro, ser palestrante. Isso exige muito tempo e disposição, ou seja, menos tempo com a família, por isso precisa do apoio de todos, porque depois a recompensa do reconhecimento é maravilhosa.
Faça um mapeamento de si próprio listando os seus pontos fracos e os pontos fortes.
Manter sua rede de relacionamentos ativa (seu networking), porque quando trabalhamos por muito tempo em uma determinada empresa, nos apresentamos pelo nome e em seguida com o nome da empresa. Desta forma perdemos a nossa identidade. Então, para que isso não aconteça, você precisa manter sua rede de relacionamentos sempre ativa para que não te conheçam apenas por uma empresa ou local e sim pelos seus feitos.
Sempre tenha em mente um plano B, C, D ou até mesmo E! Nunca devemos ficar estagnados a um trabalho ou a uma função apenas. Tenha sempre alternativas funcionais e eficazes.
Você pode tudo o que quiser! Se prepare! Seja protagonista da sua vida, assuma os riscos, vá além, seja sempre você!
Crie, invente e reinvente e seja sua melhor versão!
Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!