O profissional de secretariado nos dias de hoje….

Ser um ícone e a protagonista e não apenas coadjuvante

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem por Happy Nati em Canva

Por Keli Anjos

O profissional de secretariado tornou-se uma função estratégica. Por isso somos o braço direito do chefe. Somos coautores das tarefas diárias.

Hoje o perfil mudou. O profissional de secretariado se envolve em todas as áreas da empresa, visando sempre ajudar e fazer melhorias.

O profissional de secretariado tem que estar melhor adaptado às novas tendências do mercado; tem que estar atualizado com notícias, com tecnologias, lifelong learning – aprendizado constante.

Fazer parcerias de serviço, troca, ou “combos” de serviços. Ex.: a secretária que é prestadora de serviço, que trabalha em casa home office, pode trocar o serviço dela por algum outro tipo de serviço.

Prestadoras de serviços: deve ser o braço direito do gestor e atingir resultados. A secretária tem que se planejar e sempre estar à frente de tudo, pois é nela que se deposita total confiança do executivo.

Design Dolce sob imagem por Shironosov em Canva

Temos que alimentar o gestor com informações atualizadas, ir além do esperado, ficar de olho em todas as notícias.

Ser um ícone e a protagonista e não apenas coadjuvante. Deve ser admirada(o).

Empreendedorismo: ter a autonomia de um empreendedor, acompanhar metas, fazer apresentações, buscar sempre mais conhecimento.

Qualidade no trabalho: buscar a excelência no seu trabalho e tudo o que fizer, fazer bem-feito, ir além das expectativas e entregar além do esperado.

Administrar melhor o tempo: isso é algo que muitas pessoas enfrentam dificuldades, pois não conseguem administrar o próprio tempo. Existem inúmeras dicas, mas em primeiro lugar, você precisa organizar o seu dia, listar suas tarefas, dar prioridades e executá-las e saber quais delegar e para quem.

Qual a minha marca pessoal?

Deixar uma marca pessoal, ser lembrado, ter autonomia no trabalho, ter coragem para assumir riscos devem ser usados ao seu favor. Devemos estar atentos à oportunidades e se estar sempre preparada(o) para a carreira. Busque o novo ou seja o novo, mas nunca perca a essência, nunca deixe de ser você e não deixe de sonhar e correr atrás dos seus sonhos! Idealize e realize-os, não os deixem apenas no papel.

Desde sempre ouvimos falar em igualdade entre os gêneros, homens e mulheres trabalhando na mesma função e recebendo o mesmo salário, sem discriminação e nem diferenças, que sabemos que ainda existem muitas no mercado de trabalho.

Design Dolce sob imagem por Prathan Chorruangsak em Canva

Quando você decide se transferir para outra atividade, você precisa muito do apoio dos familiares. Por exemplo: você como profissional atuante no mercado, decide escrever um livro, ser palestrante. Isso exige muito tempo e disposição, ou seja, menos tempo com a família, por isso precisa do apoio de todos, porque depois a recompensa do reconhecimento é maravilhosa.

Faça um mapeamento de si próprio listando os seus pontos fracos e os pontos fortes.

Manter sua rede de relacionamentos ativa (seu networking), porque quando trabalhamos por muito tempo em uma determinada empresa, nos apresentamos pelo nome e em seguida com o nome da empresa. Desta forma perdemos a nossa identidade. Então, para que isso não aconteça, você precisa manter sua rede de relacionamentos sempre ativa para que não te conheçam apenas por uma empresa ou local e sim pelos seus feitos.

Sempre tenha em mente um plano B, C, D ou até mesmo E! Nunca devemos ficar estagnados a um trabalho ou a uma função apenas. Tenha sempre alternativas funcionais e eficazes.

Você pode tudo o que quiser! Se prepare! Seja protagonista da sua vida, assuma os riscos, vá além, seja sempre você!

Crie, invente e reinvente e seja sua melhor versão!

Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta