Um crescimento espontâneo e saudável é direito básico de qualquer criança
Por Renata Villas Boas McGarr
Desde os primórdios, pais e responsáveis buscam uma “fórmula mágica” para promover o desenvolvimento infantil. Ainda, com o avanço da internet, essa procura se potencializou com vídeos e conteúdos sobre maneiras diferentes de como expandir o repertório das crianças. Mas, mesmo assim, brincar continua sendo a mais efetiva e natural forma de fomentar o conhecimento.
Brincar é muito mais do que uma forma de entreter. É uma ferramenta crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Ao brincar, elas exercitam a autonomia, criam narrativas e estabelecem as próprias regras, moldando a identidade e aprimorando habilidades de resolução de problemas.
É fundamental garantir que, independentemente da circunstância, os pequenos tenham acesso a experiências de brincar que favoreçam a evolução. Por isso, a escolha de brincadeiras, e dos próprios brinquedos e objetos de brincar possui extrema importância. Um crescimento espontâneo e saudável é direito básico de qualquer criança.
Embora o ambiente doméstico possa parecer mais limitado em comparação com o mundo externo, ele também oferece oportunidades únicas para estimular a criatividade. As diferentes áreas da casa, como salas, quartos e até mesmo corredores, podem se transformar em cenários de aventura e aprendizado.
Durante a pandemia, essa realidade ficou mais evidente: sem a possibilidade de sair, as famílias redescobriram o valor de cada metro quadrado da casa. Em um pequeno espaço, é possível construir um mundo inteiro.
Os móveis, por sua vez, ficaram mais funcionais, podendo ser adaptados conforme a necessidade e o espaço, incentivando a imaginação, a interação social e o desenvolvimento motor. Ficar em casa não deve impedir que uma atividade crucial da infância seja excluída.
Mais do que uma simples adaptação ao cenário pandêmico, essa mudança de mentalidade revela algo fundamental: o brincar não tem limites. Seja ao ar livre ou dentro de casa, a brincadeira é uma prática vital para o desenvolvimento das crianças — e cabe a nós, adultos, garantir que ela aconteça.
Renata Villas Boas McGarr é empresária, mãe de dois filhos e fundadora da Five Little Monkeys, marca de móveis infantis que tem como missão criar produtos inovadores e funcionais, que estimulem o desenvolvimento das crianças e promovam a conexão familiar. Fundada em 2022, a empresa é pioneira no Brasil na fabricação de sofás de brincar, que aliam conforto, diversão e versatilidade.
Colaboração da pauta:
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!