A importância de ter e cumprir compromissos consigo mesmo

Quais são suas dicas para cumprir com os seus combinados?

Design Dolce sob imagem por Thiago Santos em Canva

Por Elaine Póvoas

Todos os dias acordamos com o objetivo de fazer acontecer tudo que planejamos.

Agenda super cheia, com atividades pessoais e profissionais, uma atrás da outra.

Não sei quanto a vocês, mas o fato de me organizar com uma agenda me ajuda e muito.

Muitas vezes chegamos ao final do dia e uma boa parte do que havíamos planejado simplesmente não aconteceu, às vezes porque não deu tempo, outras porque não deu vontade e até porque esquecemos.

Vai de pagar uma conta a ligar desejando feliz aniversário para alguém querido.

Temos sim uma lista de micro e macro atividades e que, se você observar bem, estão desenhando nossa vida dia após dia.

Design Dolce sob imagem por Andrey Popov em Canva

Uma prática que tenho é, antes de me deitar, revisar meu dia, tudo que concluí, reagendo o que não fiz e já me organizo para o dia seguinte.

Como sempre, é importante a reflexão.

Será que estou me exigindo mais do que é possível ser feito? O que fazer numa situação como essa? Quais são os pontos de atenção que vão me permitir garantir que no dia seguinte não aconteça o mesmo? Qual o sentimento que eu preciso gerenciar quando não realizo o que eu havia combinado comigo mesmo? Quantas vezes já reagendei a mesma atividade e por que estou procrastinando?

A frustração pode acontecer e é importante entender as razões que levaram ao não atendimento do objetivo. O entendimento e a clareza de raciocínio irão garantir um dia seguinte com ainda mais disciplina e organização.

Design Dolce sob imagem por Minerva Studio em Canva

Algumas sugestões são interessantes e podem servir para sua análise quanto à melhor administração do tempo.

  • Ter todas as atividades mapeadas na sua agenda (física ou eletrônica). Lembrando que não vale de nada se não estiver do seu lado o dia todo;
  • Acompanhar quantas horas estão sendo colocadas em rede social (exceto se for ferramenta de trabalho). Segundo estudos, o brasileiro utiliza em média três horas e 42 minutos por dia, o equivalente a 56 dias por ano. Portanto, se sua média estiver maior, atenção;
  • Ter disciplina e respeitar o tempo que foi programado para cada uma das atividades. Com isso sua administração será muito boa e você terá o tempo necessário para concluir o que planejou;
  • Criar um processo para as atividades repetitivas. O convite é para você perceber como pode inovar e ganhar tempo;
  • Dizer não para tudo que não for importante e urgente para você. Segundo Elton Euler, do OCE, “cada não que você deixa de dizer para os outros representa um sim que você deixou de dizer para você”;
  • Respeitar os horários de alimentação e exercícios físicos, afinal, sem qualidade de vida a nossa caminhada fica ainda mais desafiadora.

Existem certamente muitas outras. Quais são suas dicas para cumprir com os seus combinados?

Termine este ano de 2024 tendo muito orgulho de quem é você e de como está contando a história da sua vida.

Elaine Póvoas tem mais de trinta anos de trabalho em empresas nacionais e internacionais com experiências diversificadas que abrange suporte a negócios, call center, qualidade, treinamento, eventos, comunicação, vendas, alianças e marketing. É graduada em Administração de Empresas, com MBA em Tecnologia da Informação pela FGV, Personal & Professional Coaching pelo SBC e Conselheira de Administração pelo IBGC. Executiva de Marketing inserida no universo de Tecnologia da Informação, Palestrante, Colunista e Escritora.

“Mulheres do Brasil, Amigos do Bem e Make-a-Wish são as instituições que moram no meu coração e fazem parte da minha agenda”

@elainepovoas

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta