Skip to content

5 erros que sabotam sua mudança de hábitos

Estabeleça metas realistas para evitar frustrações
Imagem em Freepik

Nutricionista detalha o que fazer para conseguir virar a chave e ter uma vida mais saudável

Na jornada para uma vida mais saudável, muitas pessoas tropeçam antes mesmo de dar os primeiros passos. Mas quais são os erros mais comuns que impedem a sua transformação? O nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements, detalha o que evitar e o que fazer para ‘virar a chave’ e adotar uma rotina de cuidados com a alimentação e os treinos.

O primeiro passo, diz Cirico, é ter a consciência de que os hábitos saudáveis são inegociáveis. “Nós devemos compreender que alimentação saudável e atividade física não são uma opção, mas sim uma obrigação. Muitos falham ao não reconhecer que uma vida saudável é uma necessidade, não um luxo. Assim como vamos ao trabalho diariamente, independentemente de ser prazeroso ou não, devemos encarar a saúde com a mesma seriedade”, conta.

Ignorar a falta de motivação é outro erro que pode reduzir sua aderência à dieta ou treinos. “Se o nível de motivação for baixo, é melhor começar tentando motivar o indivíduo, em vez de partir para mudanças drásticas que podem resultar em desistência precoce”, diz Cirico.

Imagem em Freepik

Deixar de planejar a vida com esses novos hábitos também é um erro fatal. “Toda mudança programada tem muito mais chance de dar certo. Muitos falham por não analisar recursos financeiros, tempo disponível e preferências pessoais antes de iniciar a jornada. Faça isso e você terá mais chances de ter sucesso”, ensina.

Não se deve começar um projeto com expectativas irreais. “Não tente, por exemplo, perder dez quilos de peso corporal em 1 mês. Uma perda como essa pode demorar até noventa dias. Estabeleça metas realistas, você vai se motivar quando alcançar a meta e isso aumenta sua aderência às mudanças“, observa o nutricionista.

Outra atitude que leva ao fracasso do planejamento fitness é ficar pensando no tempo que leva para que a mudança alimentar e os exercícios se tornem um hábito. “Isso pode gerar frustração e ansiedade”, resume Cirico.

Caminho para o sucesso

Adapte as mudanças ao seu nível de motivação. Se estiver altamente motivado, mudanças mais drásticas podem funcionar. Caso contrário, comece devagar. “Quando planejar a dieta, escolha alimentos que se encaixem no seu gosto e no seu bolso. A mesma coisa vale para os exercícios, escolha uma atividade de que você goste”, afirma.

Escolha uma atividade física que goste para evitar desistências
Imagem em Freepik

Não há emagrecimento sem deficit calórico, reforça o nutricionista. “É preciso controlar a ingestão e isso pode ser feito por meio de aplicativos, que calculam as calorias ingeridas, ou de forma intuitiva, observando quanto eu comia e quanto eu passo a comer“.

Segredo para lidar com tentações

Aquelas vontades repentinas de comer um doce ou uma comida calórica podem ser amenizadas com alguns cuidados.  “Aposte em treinos de musculação de alta intensidade porque eles acabam suprimindo o apetite. E aposte na grande quantidade de alimentos com baixo valor calórico para as refeições, como legumes, verduras e frutas, eles aumentam a sensação de saciedade”, recomenda o nutricionista.

Nessa fase, mudar de ares pode ser uma boa ideia. Associe-se a pessoas com objetivos semelhantes ou que enfrentam desafios parecidos. Isso pode facilitar a troca de experiências e soluções, evitando que você desvie do foco. “Mudar hábitos de vida não é fácil, mas você pode conseguir se fizer o que tem que ser feito sem ficar pensando no tempo que levará para que esses hábitos estejam incorporados. Com consciência, planejamento e persistência, é possível superar os obstáculos e alcançar seus objetivos”, completa.

Diogo Cirico, nutricionista funcional pela Growth Supplements,

Demais Publicações

Negociar não é competir

Quem negocia entende que, em cada conversa, existe a chance de criar um mundo melhor, mais colaborativo e humano

O dia em que travei e o que aprendi sobre abraçar meus limites

Quando silenciamos o ruído interno, as respostas vêm, as soluções aparecem e a vida encontra um jeito de se reorganizar

Ricardo Martins e Os Últimos Filhos da Floresta, livro e série sobre os Yanomami

Autor de quinze livros, o fotógrafo mostra sua nova obra, resultado da maior e mais complicada expedição da sua carreira. O projeto também contempla a construção voluntária de uma escola indígena em território Yanomami, imerso na floresta

Procrastinação dos meus dias

Convido lhe a tentar perceber, sob todos os prismas, e que queira ser alguém melhor para si e acima de tudo, para o seu sucesso

Padrão Europa no MorumBis: São Paulo FC adota medicina regenerativa, IA e parceria global por excelência no esporte

Med Summit SPFC: clube Lança divisão de excelência médica e inova com tecnologias de ponta para a saúde do atleta

A armadilha do cartão de crédito é quando o mínimo pago vira o máximo de dor de cabeça

A verdadeira riqueza não está no limite do cartão, mas na paz de saber que o seu dinheiro está trabalhando a seu favor, e não contra você

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções