Skip to content

A chave para o bem-estar feminino é o equilíbrio entre corpo e mente

Design Dolce sob imagem por Pongtep Chithan em Canva

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a treinadora corpo & mente Juliana Romantini reforça a importância de adotar práticas que fortaleçam a saúde feminina

As transformações hormonais acompanham a mulher em todas as fases da vida, influenciando energia, humor, sono e até a maneira como o corpo responde ao estresse. Da adolescência à menopausa, tais mudanças impactam a saúde física e mental, exigindo cuidados que ajudem a manter o equilíbrio e o bem-estar.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Juliana Romantini, treinadora corpo & mente, especialista em mindfulness, habilitada em medicina do Estilo de Vida por Harvard e criadora do método Prática Integral, convida a uma reflexão sobre a conexão com o próprio corpo e a importância de adotar técnicas que promovam saúde e qualidade de vida.

Nesse contexto, a prática de atividade física, aliada a uma alimentação equilibrada e a um sono de qualidade, pode fazer toda a diferença.

Design Dolce sob imagem por La flor em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

A treinadora explica que exercícios regulares ajudam a equilibrar os níveis de cortisol, diminuindo os impactos do estresse, além de estimularem neurotransmissores como serotonina e dopamina, que influenciam diretamente o humor e a sensação de bem-estar.

Durante o ciclo menstrual, por exemplo, técnicas respiratórias e de mindfulness ajudam a reduzir irritabilidade e oscilações emocionais. Na perimenopausa e menopausa, exercícios que fortalecem a musculatura e promovem relaxamento são aliados para amenizar sintomas como insônia e ondas de calor. “Quando a mulher estabelece uma conexão consigo mesma e investe em autocuidado, ela constrói um caminho sólido para alcançar um envelhecimento saudável”, explica Romantini.

Mulheres em movimento | Divulgação

Publicidade | Dolce Morumbi®

Juliana reforça que o bem-estar integral vai além do movimento: “Práticas que conectam corpo e mente potencializam esses benefícios, como as técnicas de atenção plena e respiração consciente que utilizo na metodologia Prática Integral. São abordagens que ajudam a ampliar a percepção sobre as necessidades do organismo, permitindo que a mulher se adapte melhor às suas fases hormonais”, afirma a especialista.

Segundo ela, entender os sinais do corpo e agir com equilíbrio é uma forma de fortalecer a mulher para todos os desafios da vida. “O que proponho neste mês é ampliarmos as reflexões para questões que vão além das conquistas sociais e profissionais. A data é um convite para que a mulher priorize o autocuidado e valorize sua saúde, integrando práticas que promovam saúde, equilíbrio e qualidade de vida“, conclui Romantini.

Juliana Romantini é referência em desenvolvimentofísico-mental com 25 anos de experiência em integração de corpo e mente. Especialista em Mindfulness e certificada em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University, possui ampla experiência em promover práticas que equilibram o bem-estar mental e físico na busca por uma vida mais equilibrada e saudável. Graduada em Educação Física e pós-graduada em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (obesos, gestantes, hipertensos), é criadora do método Prática Integral, que há 10 anos vem transformando vidas ao promover saúde e expansão de consciência. 
A Prática Integral é um método de treinamento físico e mental para auxiliar a atingir o potencial máximo em saúde, bem-estar e equilíbrio através dos seguintes pilares: movimento, viver no agora, contato com a natureza, senso de comunidade, autoconhecimento, equilíbrio, generosidade e comportamento alimentar. 

@juromantini

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Janeiro Branco: cuidar da mente também é prioridade

Assim como cuidamos do corpo, precisamos olhar com atenção para nossas emoções, pensamentos e limites

Quando a escrita se torna espelho

Entre reflexões e prosa poética, Lara Ferry apresenta um livro sobre vulnerabilidade, solidão e a coragem de se expor por meio da arte

Revista inSpira: uma nova experiência impressa que resgata o valor do tempo humano

Demais Editora lança um novo projeto editorial que celebra a humanidade, a longevidade e as conexões reais fora das telas digitais

Decidir rápido não é o mesmo que pensar bem

A abundância de dados cria a sensação de conhecimento, mas não é a de compreensão e muito menos da garantia de decisões melhores

O tempo certo é quando você está pronta

Nem tudo chega no tempo que a gente imagina, mas algumas coisas chegam no tempo em que a gente finalmente está pronta para nele existir

A herança da vitimização: entre o passado e o presente

Entre a descolonização mental e a responsabilidade individual

Lua minguante impactante está no ar

Chegou a hora de compreender, de maneira lúcida e focada, quem realmente deve permanecer ao seu lado em 2026

A nova NR - 1 e o futuro do trabalho

Ignorar essa norma pode custar caro às empresas e à saúde emocional dos seus times

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções