Skip to content
Designer e arquiteto de interiores

Quando a beleza se põe à mesa!

Além da comida, a decoração da mesa desperta emoções e aguça os sentidos do que vai ser servido

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Chegou aquele dia em que você preparou aquele almoço para confraternizar com seus amigos com aquela receita que você copiou da coluna da Chef Bruna Nascimento. Ficou tão perfeito, o sabor e a textura exatamente igual ao descrito como se você tivesse cozinhado por IA.

Tudo certo para apreciarem seu talento para a culinária, porém na hora de servir, sua criatividade evaporou junto com o crème brulée que preparou para servir de sobremesa.

Além da comida, a decoração da mesa é muito importante na hora das refeições. Ela desperta emoções e aguça os sentidos do prato que vai ser servido, pois antes de comer é ela que vai encantar seus convidados no primeiro momento e despertar a curiosidade do que virá depois.

Organizar uma mesa para receber tem como objetivo transformar o ambiente deixando-o agradável e mostrando a harmonia e o cuidado com os detalhes daquele momento. Organizar pratos, talheres, copos e guardanapos são itens que deixam qualquer mesa bonita e charmosa.

Na Bíblia, a mesa é um lugar de comunhão, união, partilha, cuidado e celebração da vida. E a mesa posta é uma forma de organizar e manusear os utensílios e de criar uma sensação convidativa.

Publicidade | Dolce Morumbi®

A mesa é um lugar do encontro, onde se fortalecem os laços entre familiares e amigos, além de ajudar a termos memórias positivas daquele momento.

Hoje no mercado encontramos itens de diversas marcas e para vários bolsos que podem ajudar na hora de montar sua mesa. Esta pratica vai muito além de colocar os utensílios e pratos à disposição dos convidados; ela precisa estar de forma harmônica e esteticamente agradável.

Contamos com vários objetos de decoração para montar uma mesa posta, que vão além de jogos americanos, guardanapos e toalhas de mesa. Ela pode ser decorada também com arranjos de flores, vidros, velas, sousplat, anéis para guardanapos, entre uma infinidade de acessórios e louças que o mercado disponibiliza para que ninguém faça feio na hora de montar sua mesa.

Além dos acessórios, você também vai escolher um tema para organizar sua mesa porque ele é essencial no desenvolvimento da decoração afinal estará ligada a uma ocasião especifica.

Este mês tivemos a Semana de Design de São Paulo, da qual eu participei junto com outros profissionais a convite do Cidade3 do evento Food e Design, onde justamente mostramos como decorar uma mesa com temáticas e ocasiões diversas apresentadas por cada um de nós.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Para vocês verem essa diversidade de possibilidades. a designer de interiores Paula Gambie, apresentou uma mesa em estilo Boho, caracterizado pelo visual despojado e personalizado, misturando influências artísticas e culturais. Já a mesa do design Roberto Alves trouxe a sofisticação e o rústico em uma composição onde os detalhes falam por si mesmo, na decoração com a modernidade de pequenas luminárias em vez de velas. Ana Moller apresentou uma composição autoral onde o romantismo da louça e cristais com os talheres dourados transmitiram o glamour e requinte da produção na hora de servir. George Hilton usou a brasilidade e as cores com peças orgânicas na decoração privilegiando superfícies naturais e ricas em texturas, harmonizando com o frescor das plantas e cores das frutas. E eu apresentei uma proposta mediterrânea onde uvas e parreiras contratam com a louça e vidro em tons de azul.

Estes são apenas alguns trabalhos entre tantos que você pode conferir entrando no Instagram da Cidad3 e Revista Decorar onde você encontrará mais inspirações.

Viu como que, além da culinária, uma mesa posta pode surpreender seus convidados na hora de uma confraternização?

See You Soon!

Publicidade | Dolce Morumbi®

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”. Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Demais Publicações

Entre templos egípcios e silêncios sagrados: a história de Dorothy Eady

Uma figura notável, que viveu suas verdades ocupando espaços negados às mulheres, sobretudo em um campo masculino como a egiptologia

Apenas respire – Seu primeiro compromisso em 2026

Do que eu preciso para recomeçar de verdade?

Criar começos, inventar recomeços

A possibilidade de não precisar acertar sempre

O declínio do pensamento crítico na era da informação

Preservar a arte de perguntar é condição indispensável para a liberdade de pensamento

Brasil é 4º país com a maior incidência de hemofilia

Hematologista explica os principais sintomas e sinais de alerta da condição, que é hereditária e genética

Quando recomeçar vira uma aventura divertida

Em formato de diário ilustrado com a temática cristã, o lançamento "Abigail e o Grande Recomeço" mostra às crianças que toda mudança traz algo novo a descobrir

A voz própria de mim

Escutar, no outono da vida, o que minha alma tem a dizer

Novo tempo

Na estrada que nasce sem pressa, olho o horizonte com resiliência no peito e a decisão íntima de viver tudo o que o universo ainda guarda para mim

Calcule suas Runas para 2026

Seus mistérios como autoconhecimento

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções