Embora muitas pessoas não percebam, a infertilidade é uma questão recorrente entre casais em idade reprodutiva. Segundo especialistas em Reprodução Assistida, a infertilidade conjugal é caracterizada pela ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos, afetando aproximadamente 15% dos casais.
Os sintomas mais comuns de infertilidade feminina incluem irregularidades menstruais e fluxo menstrual excessivo. Essas alterações frequentemente estão relacionadas a distúrbios como a síndrome do ovário policístico e a endometriose. Além disso, alterações na produção hormonal também podem dificultar a gravidez, trazendo sintomas como, Redução da libido, Alterações na pele, ganho de peso e queda de cabelo.
“É crucial que mulheres que identificam esses sintomas busquem a orientação de um especialista, especialmente aquelas com mais de 35 anos. Nessa faixa etária, a fertilidade tende a diminuir naturalmente, e os riscos de desenvolver doenças como câncer do colo do útero aumentam“, explica Massaguer.

Por outro lado, a infertilidade não é um problema exclusivo das mulheres. Os homens também podem apresentar sintomas que indicam dificuldades para o casal engravidar, como, Diminuição da libido, Alterações no tamanho dos testículos, Anormalidades no pênis, Surgimento de “caroços” nos testículos, Dores ao urinar ou ejacular e Excesso de sono.
“As causas da infertilidade, tanto masculina quanto feminina, podem ser semelhantes e incluem fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, alterações hormonais e o uso abusivo de medicamentos. Para as mulheres, problemas na ovulação, alterações tubárias e endometriose são causas comuns, enquanto os homens podem enfrentar distúrbios na produção e transporte dos espermatozoides, além de problemas de ejaculação” acrescenta o especialista.
Diante de qualquer sinal de infertilidade, é recomendável que o casal busque uma investigação completa. Essa avaliação permite identificar a causa do problema de forma mais eficaz. Em muitos casos, pequenas mudanças nos hábitos de vida podem ser suficientes para aumentar a fertilidade.
“A conscientização sobre os sintomas e causas da infertilidade é um passo crucial para que casais possam buscar ajuda adequada e aumentar suas chances de realizar o sonho da paternidade“, conclui Alfonso Massaguer.
Dr. Alfonso Massaguer (CRM 97.335) é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ginecologista e obstetra pelo Hospital das Clínicas e atua em reprodução humana há 20 anos. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida, autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e Canadá.
A Clínica Mãe é uma instituição de referência em reprodução assistida, dedicada a ajudar pessoas a realizarem o sonho de se tornarem pais. Com uma equipe altamente qualificada e utilizando as mais recentes tecnologias e métodos, a Clínica Mãe está comprometida em proporcionar cuidados personalizados e de alta qualidade a cada um de seus pacientes.
Ainda não há comentários para esta publicação