Skip to content

Psicanalista aponta 5 sinais de prisão emocional e como mulheres empresárias podem se libertar delas

Design Dolce sob imagem por ti-ja em Canva

Além das dificuldades internas, barreiras impactam diretamente nos relacionamentos interpessoais e no desempenho profissional

Muitas pessoas vivem presas a padrões negativos sem perceber o impacto que isso tem na saúde mental, física e até nas relações pessoais. Essas “prisões emocionais” podem se manifestar como traumas não resolvidos, crenças limitantes e padrões de pensamento que impedem o crescimento e a prosperidade. 

Empresários, principalmente mulheres entre 25 e 45 anos costumam estar mais suscetíveis a crises existenciais e emocionais, devido à necessidade de equilibrar múltiplos papéis. Nessa fase, muitas conciliam a gestão de seus negócios com responsabilidades familiares, como a maternidade e o cuidado com familiares. Essa sobrecarga pode gerar altos níveis de estresse, exaustão mental e conflitos internos sobre prioridades, impactando diretamente sua saúde emocional. A Síndrome de Burnout, por exemplo, é uma condição decorrente de estresse ocupacional crônico.

Além disso, o ambiente empreendedor ainda apresenta desafios específicos para as mulheres, como menor acesso a financiamento, necessidade de provar constantemente sua competência e pressões sociais para corresponder a padrões de sucesso profissional e pessoal. A síndrome da impostora, sentimento de inadequação mesmo diante de conquistas, também é comum entre mulheres nessa faixa etária, aumentando a insegurança e a ansiedade.

Design Dolce sob imagem por Olia Danilevich em Pexels

Elainne Ourives, psicanalista e especialista em reprogramação mental, defende que o desenvolvimento da inteligência emocional, a busca por comunidades de apoio e a delegação de tarefas são fundamentais para reduzir o impacto dessas crises e promover um equilíbrio mais sustentável entre vida pessoal e profissional. “Dessa forma, é possível tomar decisões mais eficazes e construir relacionamentos saudáveis. Além disso, gestoras emocionalmente inteligentes conseguem gerenciar melhor o estresse e adaptar-se às mudanças com mais eficácia”, aconselha.

A especialista reforça que a capacidade de reconhecer e superar barreiras emocionais é essencial. “Bloqueios podem afastar as mulheres de suas metas e intenções, sendo necessário identificá-los e enfrentá-los para alcançar o sucesso desejado no dia a dia”, aconselha.

Entretanto, reconhecer a necessidade de superar esses desafios é o primeiro passo para alcançar uma vida mais equilibrada. “A verdadeira transformação ocorre quando a pessoa toma consciência de seus padrões emocionais e decide se libertar. O perdão, o autoconhecimento e a mudança de mentalidade são chaves para uma vida plena”, destaca.

Elainne lembra que essas situações são formadas ao longo da vida, muitas vezes na infância, e se manifestam na forma de medos, inseguranças e comportamentos autossabotadores. “O inconsciente humano opera com base em experiências passadas e crenças herdadas. Se alguém cresceu ouvindo que o sucesso é difícil ou que não merece ser feliz, essa mentalidade vai impedir avanços em diversas áreas da vida“, alerta.

Estudos da American Psychological Association (APA) indicam que ao carregar traumas não resolvidos, as pessoas têm maior propensão a desenvolver transtornos de ansiedade e depressão, além de apresentarem dificuldades na tomada de decisões. “A mente humana está sempre criando realidades baseadas em suas crenças mais profundas. Para transformar a própria vida, é essencial identificar e ressignificar essas limitações“, complementa Ourives.

Design Dolce sob imagem por baseimage em Canva

Algumas características podem indicar que uma mulher está aprisionada em emoções negativas. Entre os principais sinais, Elainne destaca: 

  1. Autossabotagem constante – Dificuldade em avançar em projetos pessoais ou profissionais, mesmo quando há oportunidades claras de sucesso.
  2. Medo de mudanças – Resistência a novas experiências e apego excessivo ao passado, o que limita o desenvolvimento pessoal.
  3. Padrões repetitivos de sofrimento – Relações tóxicas, dificuldades financeiras recorrentes ou desafios constantes sem aparente solução.
  4. Falta de autoestima e autovalorização – Sentimento de inferioridade e dificuldade em reconhecer as próprias conquistas.
  5. Dificuldade em perdoar e seguir em frente – Ressentimentos prolongados que consomem energia e impedem o avanço para novas oportunidades.

Emoções reprimidas, como culpa e ressentimento, também estão associadas a quadros de ansiedade, depressão e até problemas cardiovasculares. “Elas atuam como correntes invisíveis que reduzem a frequência vibracional de uma pessoa, impedindo-a de acessar uma realidade mais próspera e equilibrada”, alerta Elainne.

Diversas abordagens podem ser utilizadas para superar esses problemas. Ourives aponta que técnicas de reprogramação mental são eficazes para desbloquear padrões limitantes e substituir crenças negativas por afirmações fortalecedoras. 

  • Meditação e mindfulness – a prática diária da atenção plena reduz significativamente os sintomas de ansiedade e promove equilíbrio emocional.
  • Terapia da Criança Interior – permite ressignificar memórias dolorosas da infância, ajudando a curar feridas emocionais profundas.
  • Exercícios de gratidão – listar diariamente aspectos positivos da vida ajuda a mudar o foco da escassez para a abundância.
  • Afirmações positivas – repetir frases como “eu sou merecedor de felicidade e sucesso” reprograma o subconsciente e fortalece a autoconfiança, afirma a psicanalista.
  • Liberação energética – métodos como a Técnica Hertz®, desenvolvida por Ourives, removem bloqueios emocionais por meio da alteração da frequência vibracional.

A jornada para a libertação emocional pode exigir tempo e dedicação, mas é possível ressignificar dores passadas e construir uma realidade mais leve e equilibrada”, conclui Ourives.

Elainne Ourives é treinadora mental, psicanalista, cientista e pesquisadora nas áreas da Física Quântica, das Neurociências e da reprogramação mental. Idealizadora do Movimento “A Vida é Incrível”, lançado para ajudar a libertar o potencial máximo das pessoas na realização de seus sonhos; e criadora da Técnica Hertz® – Reprogramação da Frequência Vibracional, que surgiu a partir de descobertas da física quântica e do estudo aprofundado das mais poderosas terapias energéticas e emocionais do mundo. 

@elainneourivesoficial

Demais Publicações

Machismo estrutural

O custo invisível para a cultura do país e o futuro das empresas

Geração Z na força de trabalho

Desafios e oportunidades para gestores

Mulheres moldam nova cultura organizacional e ampliam performance empresarial

Apenas 17% dos cargos de alta liderança no Brasil são ocupados por mulheres, empresas lideradas por elas têm 25% mais chance de superar a média de desempenho, segundo a consultoria McKinsey

O poder do “mise en place”

Uma técnica culinária que envolve a preparação e organização de todos os ingredientes e utensílios necessários antes de iniciar o preparo de uma receita ou refeição

Uso de chupetas por adultos levanta debate sobre ansiedade e influências das redes sociais

Popularizado na China e disseminado por redes sociais, hábito desperta reflexões clínicas sobre regressão emocional e influência digital na formação de comportamentos

Clubes de leitura femininos fortalecem laços, reduzem o estresse e expandem horizontes

Grupo paulistano, com mais de 15 anos de história, inspira o livro “Temos fome, somos loucas”

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções