Skip to content
Crônicas ilustradas sobre a vida e o cotidiano

As cortinas do meu infinito

Ilustração de Ana Helena Reis feita com pinceladas de tinta guache em papel Canson

É ali que sonho amores embalados pelos LPs que giravam na vitrola — riscadinhos, mas perfeitos para o coração em formação

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Já cantava minha mui querida Rita Lee — Baila comigo — lá no meu esconderijo.

O meu, secretíssimo. Um canto feito de flores antigas, perfumes esquecidos e a luz dourada das tardes de outono. Raios que riscam as frestas das cortinas voadoras e transformam minha janela num portal.

Um portal para o infinito, dentro de mim.

É ali que reparto com minha criança interior o sabor das balas puxa-puxa compradas na beira da estrada. É ali que revivo o arrepio ingênuo dos primeiros corpo a corpo nas aulas de dança.

Reprodução

É ali que sonho amores embalados pelos LPs que giravam na vitrola — riscadinhos, mas perfeitos para o coração em formação.

Nesse túnel do tempo, vejo as hortênsias do jardim nas manhãs frias de inverno, o telefone preto de parede ecoando no corredor, o DKW saia e blusa do meu pai dobrando a esquina, a coleção de Agatha Christie da minha mãe guardada como tesouro.

E na hora H, me reencontro: tranças brancas, bochechas coradas, deitada na grama, tomando banho de sol, esperando o pão doce do lanche — num domingo que nunca termina.

E bailo.

Bailo porque a cadência me aquece como um ventre generoso, onde tudo recomeça.

Do fundo do meu esconderijo — semente que adormece antes da primavera — escuto um eco que responde no mesmo diapasão.

E então ele vem bailar comigo, como se baila na tribo: íntimo, ancestral, inevitável.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Ana Helena Reisé escritora, pesquisadora e professora. A escrita de artigos, textos jornalísticos e resenhas esteve sempre presente na vida profissional como presidente da MultiFocus Inteligência de Mercado. A partir de 2019 começou a se dedicar à escrita e publicação de textos em prosa: contos, crônicas, poemas e resenhas, sempre relacionados a fatos e situações do cotidiano. Ao pensar na forma de publicação de seus escritos, foi buscar um outro gosto seu: a pintura e o desenho. Daí surgiram as ilustrações que dão sentido ao próprio nome do seu blog, Pincel de Crônicas. Em 2024 lançou seus primeiros livros solo, “Conto ou não Conto” e “Inquietudes Crônicas”.

Demais Publicações

Receitas que unem!

Existem receitas que unem gerações e são passadas de ano em ano e vai se transformando, modificando, algumas são aprimoradas, mas nunca esquecidas

O sonho da maternidade adiado pelo câncer, e agora?

Dr. Alfonso Massaguer explica como preservar a fertilidade durante o tratamento oncológico

Chapada Diamantina: o paraíso escondido no coração da Bahia

Descubra as belezas da Chapada Diamantina, na Bahia, um destino cheio de trilhas, cachoeiras e energia única

Quando a moda se torna floresta na COP30

O desfile “Vestir Amazônia, reflorestar o clima – Desfile-Manifesto da Assobio pelo Bem-viver” apresenta 25 looks de 15 marcas associadas à ASSOBIO e marcas convidadas

Chegada do Papai Noel no Butantã Shopping acontece neste sábado e promete tarde mágica

Cortejo musical e personagens natalinos celebram a vinda do Bom Velhinho às 14h

The Voice, the Lyrics, and the Versatility of Paula Araujo’s Music

After shining on The Voice Brasil, singer Paula Araujo innovated by migrating to TikTok, where she found the artistic freedom to dedicate herself to original music

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções