Skip to content
Crônicas ilustradas sobre a vida e o cotidiano

Nada será como antes

Ilustração feita com caneta Nanquim sobre papel Canson por Ana Helena Reis

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Olhei para o bolo de chocolate com aquela cobertura de brigadeiro escorrendo pelos cantos. Peguei um prato e já ia me servindo, quando fui assaltada por um pensamento aterrorizante — esse é o último pedaço. Uma sensação de finitude me invadiu; como liquidar essa fatia que ainda pode durar até amanhã? Não, não posso fazer isso, vou dividir para ela durar mais. E, assim, fui me satisfazendo com uma terça-parte da delícia, até que não restasse nada além de migalhas.

Depois do último pedaço, pensei com o melado que ainda restava na boca: será que isso é sinal de demência? Gula? Ou, quem sabe, avareza? 

Demência, ao que tudo indica pelo próprio fato de estar aqui me questionando, certamente não é. Avareza? Não, nunca fui daquelas que reutilizam cinquenta vezes o mesmo envelope de papel. Muito menos do tipo que compra em excesso um produto em promoção no final da validade sem a menor precisão, pelo simples prazer de economizar. 

Muito menos gula, pois não me atiro nem sonho com doces, muito menos salivo de alegria frente a uma confeitaria. Mas deve haver uma explicação para não querer encarar o final dessa fatia de bolo, então tentei ir mais a fundo. Se não é por avareza, por gula, ou porque estou entrando num processo de demência senil, o que me moveu a um comportamento tão esdrúxulo?

Passei em revista minhas atitudes em relação ao desapego, com rigorosa autocrítica. Não, nunca tive problemas em me descartar de coisas como roupas, sapatos, móveis, ou mesmo mudar de casa. Então por que motivo esse apego a um simples bolo de chocolate? 

Após vasculhar meus sentimentos, cheguei à conclusão de que comer de uma só vez a última fatia do bolo de chocolate teve, para mim, um significado emocional de deixar de sentir aquele prazer. Tudo bem que é muito simples fazer ou comprar outro bolo para repor, mas o risco é de que o próximo não esteja tão gostoso como esse.

Isso pode ser estendido não só para o prazer sensorial, mas para muitos prazeres emocionais, como o último dia de uma viagem, o último capítulo de um seriado, a última festa da faculdade, a última gravidez, só para citar alguns deles. Creio que me apego a esse último momento pela consciência de que ele significa a ruptura a partir da qual nada será mais o mesmo.

Muitas teorias foram escritas a esse respeito por psicólogos, analistas do comportamento humano, e até por escritores como o Tolteca Miguel Ruiz, no livro “Os cinco níveis de apego”.

Em uma das passagens do livro, ele coloca: […] “Sei que estabeleci um apego a algo exterior quando o medo da mudança toma conta de mim”. A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante. Aprender a lidar com isso é uma sabedoria que tenho que adquirir, portanto, daqui para frente, seja do bolo ou da vida, vou comer minha fatia de uma só vez.

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Ana Helena Reisé escritora, pesquisadora e professora. A escrita de artigos, textos jornalísticos e resenhas esteve sempre presente na vida profissional como presidente da MultiFocus Inteligência de Mercado. A partir de 2019 começou a se dedicar à escrita e publicação de textos em prosa: contos, crônicas, poemas e resenhas, sempre relacionados a fatos e situações do cotidiano. Ao pensar na forma de publicação de seus escritos, foi buscar um outro gosto seu: a pintura e o desenho. Daí surgiram as ilustrações que dão sentido ao próprio nome do seu blog, Pincel de Crônicas. Em 2024 lançou seus primeiros livros solo, “Conto ou não Conto” e “Inquietudes Crônicas”.

Demais Publicações

O tribunal do presente na tentação do anacronismo

Exigir que o passado obedeça à cartilha moral do presente não é sinal de evolução, mas de arrogância cultural — a fúria puritana sempre preferiu a condenação ao esforço da compreensão

Cemitérios históricos que são verdadeiros museus a céu aberto

Muito além de locais destinados às despedidas e à memória dos que partiram, alguns cemitérios preservam importantes registros da história, da arte e da sociedade

Dislexia

O primeiro sinal possível de dislexia é em relação a grande dificuldade que a criança tem em assimilar o que é ensinado

O Convite: proposta indecente ou terapia de casal?

Entre a provocação dos vizinhos e a ciência do afeto: o que acontece quando o desejo do outro nos obriga a acordar?

A cor reflete a personalidade da sua casa

Mais do que estética, a cor é a linguagem visual da sua identidade: ela molda atmosferas, desperta memórias e traduz a forma como você escolhe viver o seu espaço

O ambiente que você frequenta determina até onde você pode chegar

O verdadeiro valor de uma comunidade está no quanto você se envolve, contribui, aprende e constrói relacionamentos genuínos

Proéxis na escadaria

Qual espaço está reservando em sua vida para a reflexão, para as conversas que ampliam sua lucidez e para as companhias que ajudam a fortalecer seu propósito evolutivo?

E se vivermos 120 anos?

Em "Homo Longevus", Luiz Paulo Foggetti usa a longevidade como provocação para repensar amor, trabalho, família, solidão, espiritualidade e a própria ideia de finitude

O que acontece nos primeiros anos de vida pode influenciar a forma como uma criança se relaciona com o mundo?

A biodécodage amplia o olhar terapêutico para experiências relacionadas à gestação, nascimento e primeiros anos de vida

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

dolce-mulher-publ-22-segredos-da-mulher-confiante-post-inst
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções