Ciência: quais os pontos e passos mais importantes para o desenvolvimento de um projeto científico?

A pandemia de coronavírus, chegada ao país no início de 2020, já há dois anos, trouxe contato e uma visualização um pouco maior da ciência por parte da população que não integra a classe científica.

Isso ocorreu pois diariamente foram noticiados o avanço e o progresso da pandemia em todo o país, inclusive, o combate à pandemia por parte da comunidade científica, médica e acadêmica de maneira geral.

Pudemos ter um breve insight sobre o papel de um cientista em momentos de crise. Qual a dinâmica de um laboratório, etapas para o desenvolvimento de diferentes vacinas e diversas outras realidades corriqueiras em um laboratório científico.

Contudo, este é apenas um lado da ciência e da atuação dos cientistas. O que ocorre dentro dos laboratórios, universidades e congressos pode ser considerado até um pouco mais maçante pela população em geral.

Por exemplo, para o desenvolvimento e aprovação das vacinas que estão circulantes nas campanhas atuais, diversas etapa precisaram ser desenvolvidas:

  1. O embasamento teórico
  2. Desenvolvimento do projeto de pesquisa
  3. Aprovação de órgãos acadêmicos e científicos
  4. Revisão dos projetos
  5. Início dos testes
  6. Aprovação

Logo, um projeto desta magnitude, no caso de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus, passa por diversas fases de desenvolvimento, adaptação, testes e comprovações de segurança antes de vermos os frutos desta pesquisa.

Mas como exatamente ocorre todo este trabalho prévio? Como o esqueleto de um projeto é concebido, quais os modelos específicos de projeto científico e quais as melhores dicas e considerações para escrever este tipo de projeto?

Hoje veremos um pouco mais sobre estas e outras perguntas, por exemplo, como fazer o referencial teórico de um projeto de maneira correta, como usar as normas da ABNT e também, visando compreender um pouco mais de como é a vida dos cientistas.

Os primeiros momentos até a idealização de um projeto

Pode ser um TCC, um projeto de pós-graduação, uma tese de mestrado ou doutorado ou até um projeto de extensão. Todos os níveis e diferentes modelos de projetos acadêmicos são pensados através de questões da sociedade e problemas enfrentados no mundo real.

É exatamente  por isso que a maior parte da pesquisa produzida nas áreas de medicina, ciências biológicas, enfermagem, farmácia e diversas outras foi destinada, principalmente, ao combate à pandemia e à realização de novas descobertas sobre o vírus e a doença.

Tudo começa na análise de problemas da sociedade. Como combater a pandemia? Como desenvolver moradias seguras para a população? Como combater a fome?

Independente da área de atuação, projetos científicos devem ter uma utilidade prática para a população, principalmente os desenvolvidos em universidades públicas.

Decidida a questão a ser solucionada e o tema do projeto, o próximo passo é buscar exemplos de referencial teórico na área, para que sejam vistos exemplos de como a questão foi resolvida e encarada no passado.

Para isso, a literatura deve ser consultada e o referencial teórico de um artigo deve ser consultado a fim de desenvolver o projeto. A consulta bibliográfica é essencial em todas as fases do trabalho.

Metodologias adequadas para a realização do projeto

Uma vez definido o problema a ser resolvido pelo projeto em questão e a qual área e dilema da sociedade ele será aplicado, é necessário que metodologias corretas e adequadas sejam utilizadas para o projeto.

Novamente, é essencial consultar a literatura científica na área, visando compreender como estas questões foram resolvidas, de acordo com quais protocolos e métodos específicos aplicados ao projeto.

Isso reforça a importância de sempre citar as fontes consultadas de maneira correta, através das normas estabelecidas pela ABNT, visando dar o devido crédito aos cientistas consultados para a realização e desenvolvimento do trabalho.

Portanto é necessário que se faça uma lista de pesquisas e artigos científicos a serem consultados e debatidos pela equipe envolvida no trabalho.

Os primeiros momentos até a idealização de um projeto

Entender a razão pela qual o projeto está sendo desenvolvido e qual a sua importância para a sociedade é sempre uma questão discutida pelos avaliadores de projetos científicos e por bancas examinadoras.

Há alguns casos onde essa importância é extremamente óbvia e nítida, como no caso da produção de vacinas contra a COVID-19. Não é preciso explicar porque elas são necessárias, mas sim comprovar sua segurança e eficácia.

No entanto, uma vez traçados e definidos todos estes elementos, os cientistas e pesquisadores podem começar a desenvolver o projeto de maneira prática.

Todas estas etapas de desenvolvimento e questões burocráticas são, muitas vezes, a razão pela qual a ciência demora para ocorrer.

No entanto, com o trabalho conjunto de diversos laboratórios, pesquisadores, cientistas e unidades de pesquisa, cada vez este trabalho será realizado de maneira mais rápida, como foi possível ver com as vacinas que são aplicadas para combater o coronavírus.

Matéria  oferecida por:
Tossox Holdings Limited

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta