Por Professora Márcia Lopes
No século XIX, os saraus eram caracterizados como eventos musicais ou literários. Estes eram organizados apenas nas residências de pessoas nobres que tinham como objetivo a integração social e cultural de um grupo.
Com o passar do tempo, esses encontros deixaram de ser apenas um evento cultural da corte e passaram a acontecer em praças e bares, atingindo as demais classes sociais.
A Semana de Arte Moderna, chamada também de Semana de 22, foi responsável por promover e impulsionar o sarau, apresentado na época como libertário e agregador das inúmeras manifestações culturais brasileiras.
Atualmente, o sarau é um evento cultural que vem sendo reinventado e incorporado às práticas pedagógicas das escolas, a fim de proporcionar aos alunos um contato direto com textos poéticos, se aproximando de um gênero ligado à sensibilidade do escritor, que se comunica não só pelas palavras, mas pela musicalidade, expressividade e sonoridade, despertando em cada um o imaginário e a criação.
Foi assim que essa experiência foi vivenciada pelos 6º anos do colégio Anglo Morumbi ao interagirem entre si por meio da troca de informações de cunho estético – poema e música, tendo como referência a obra “Eu passarinho”, de Mario Quintana.
Durante o projeto literário, de forma autônoma, as turmas escolheram seus poemas e formas de apresentação, valendo-se das diversas linguagens artísticas, como: dança, música, encenação e declamação. Dessa forma, foi possível desenvolver as habilidades de comunicação por meio da oralidade, ampliar o repertório, e principalmente promover a socialização. “Com o sarau, descobri que estudar poemas é aprender a encontrar poesia!” – relatou o aluno Pedro Camacho Martins Rogenski.
“Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês…” Mario Quintana
Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi
Márcia Lopes é professora no Colégio Anglo Morumbi
Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).
Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.
O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!