Causas e tratamentos para hipersensibilidade

Como o diagnóstico correto pode auxiliar adultos junto ao tratamento da dor aguda e hipersensibilidade

Imagem por 8photo on Freepik

Tomar um suco refrescante ou beber um chá quente, pode ser um verdadeiro pesadelo para quem tem sensibilidade nos dentes. Segundo dados da última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2010, mostra que 25% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dores no dente, incluindo a hipersensibilidade.

Muitas vezes a dor é tão comum, que os pacientes acabam adaptando seu estilo de vida para evitar o incômodo ao invés de buscar um tratamento eficaz.

Pensando nisso, a GUM, marca norte americana de cuidados bucais, traz algumas dicas e fatos importantes que vão auxiliar as pessoas a prevenir e tratar a hipersensibilidade dentária além das consultas periódicas e avaliação com o Cirurgião Dentista. 

Causas

A hipersensibilidade nos dentes pode ocorrer pelos seguintes fatores: quando a camada protetora do dente — o esmalte – se desgasta; quando a raiz do dente fica exposta; escovação com carga excessiva ou realizada de maneira errada; alterações químicas, como o alto consumo de bebidas ácidas ou por doenças gastrointestinais como o refluxo. A causa é a mesma: Exposição dentinária/dos túbulos dentinários, causando um reflexo de dor a mínimas agressões como mudança de pH e térmicas, pois desequilibra e movimenta o fluido presente nos túbulos dentinários.

Sintomas

Desconfortos como uma dor aguda e intensa ou até mesmo calafrios podem indicar hipersensibilidade. Isso acontece principalmente quando os dentes sofrem alguma exposição a estímulos térmicos como alimentos frios ou quentes, quando há o consumo de alimentos ácidos ou açucarados e quando se tem algum atrito, como a escovação ou mastigação. Porém, é necessária a avaliação por um Cirurgião Dentista para classificar a hipersensibilidade – que pode ser confundida com lesões de cárie (principalmente as interproximais, que são de difícil visualização clínica) ou até mesmo problemas oclusais.

Tratamento

Algumas das opções possíveis para tratar as dores, é a correta seleção dos dentifrícios e escovas dentais, consultas periódicas com o dentista para tratamento com laser e/ou aplicação de vernizes e tratamento médico no caso de refluxos.

De acordo com Letícia Rigo, consultora da GUM, usar pastas de dente que não sejam muito abrasivas, escovar os dentes adequadamente com uma escova ultra macia, usar o fio dental todos os dias, ter uma alimentação equilibrada sem o abuso de bebidas ácidas e com muito açúcar e ir regularmente ao dentista são alguns dos métodos que contribuem para que os dentes não fiquem suscetíveis a hipersensibilidade, contribuindo para uma qualidade de vida a curto e longo prazo.

Imagem por DCStudio on Freepik

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.

Colaboração da pauta:

Dezoito Comunicação

Duda Nakamura
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta